Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2005 - 15h02

Denúncias não podem prejudicar Ministério da Fazenda, diz petista

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

O deputado federal Professor Luizinho (PT-SP) afirmou que as denúncias feitas nesta sexta-feira pelo advogado Rogério Tadeu Buratti contra o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, não podem prejudicar sua gestão à frente da Ministério da Fazenda. "O superávit da balança comercial é algo nunca visto na nossa história. Por que querem, de qualquer maneira, fazer chegar ao governo essa crise política?", indagou.

O parlamentar esteve no diretório nacional do partido, em São Paulo, onde ocorreu a reunião da Comissão de Ética do PT, que avalia as denúncias sobre o ex-tesoureiro Delúbio Soares.

Segundo o Ministério Público, Buratti disse que Palocci recebia R$ 50 mil por mês das empresas de coleta de lixo de Ribeirão Preto (SP) quando ele ainda era prefeito. Em nota, Palocci negou as acusações.

Professor Luizinho também afirmou que "o ministro Palocci é da nossa mais alta honra e de nossa máxima confiança". "Nós não estamos entendendo a atitude de Buratti. Temos que ver também esse depoimento, às vezes, o promotor dá uma forçada."

Já o secretário-geral do PT Ricardo Berzoini, que participou da reunião do partido, disse que Palocci precisa se pronunciar "imediatamente" sobre as denúncias feitas por Buratti.

Berzoini afirmou que "o país está maduro" para suportar uma hipotética troca de ministros. "Vamos aguardar o pronunciamento de Palocci. O mercado até que está reagindo bem. A variação, tanto do dólar quanto da bolsa, está em parâmetros bem menores do que uma denúncia dessas pudesse causar", afirmou Berzoini.

O secretário-geral ainda disse que "as pessoas são importantes, mas não são imprescindíveis". Ele, no entanto, evitou comentar nomes de seu partido que poderiam substituir Palocci num eventual afastamento do ministro. "Até agora o que se tem é um procurador que relatou para a imprensa trechos de um depoimento do senhor Buratti", disse ao comentar o estágio das denúncias. E concluiu: "Eu acho que ele tem a obrigação de prestar depoimento imediatamente".

Leia mais
  • Buratti envolve Palocci em esquema de corrupção em Ribeirão
  • Atraso de integrantes pode suspender reunião de comissão do PT

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Rogério Buratti
  • Leia o que já foi publicado sobre Antonio Palocci
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página