Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2005 - 15h54

CPI dos Bingos define convocação de Palocci na terça-feira

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

As revelações feitas nesta sexta-feira pelo advogado Rogério Tadeu Buratti ao Ministério Público podem provocar a convocação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para falar na CPI dos Bingos. Alguns senadores já manifestaram a intenção de ouvir Palocci, entre eles o líder da minoria, senador José Jorge (PFL-PE), e o vice-presidente nacional do PSDB, senador Leonel Pavan (SC), integrante da comissão.

Em depoimento à CPI dos Bingos, Buratti negou ter relacionamento atual como ministro da Fazenda. Ainda na comissão, o advogado negou ter negociado a renovação do contrato da multinacional Gtech. Após ter sido comprovado por meio da quebra do seu sigilo telefônico que ele mentiu à CPI, Buratti foi reconvocado desta vez para uma acareação marcada para o dia 30.

Segundo Pavan, não tem mais como a base aliada ao governo tentar impedir a convocação do ministro da Fazenda. "Terça-feira vamos definir esta questão. Acho que já cabe pelo menos uma discussão mais ampla sobre . A oposição não precisa nem trabalhar, fazer oposição. Basta fiscalizar. Independente das CPIs, cada um que está sendo ouvido pelo Ministério Público e pela Polícia Federal acaba revelando novos fatos."

O relator da CPI, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), também considerou grave a denúncia contra Palocci. Garibaldi avaliou no entanto, que Buratti fez as acusações em troca do benefício da delação premiada. "Um verdadeiro salve-se quem puder", comentou.

Para Pavan, a delação compartilhada será a perdição do governo. "Todo mundo está tentando se salvar. Cada um tentando tirar o corpo fora. Não havia lealdade nesta equipe. Cada um luta por si. O que vemos aí é um jogo de sobrevivência. Com isso, as coisas estão ficando mais claras, as pessoas mais influentes estavam envolvidas. Acho que o PT o suas lideranças devem explicações mais amplas."

Leia mais
  • Em nota, Palocci nega ter recebido recursos da Leão & Leão
  • Veja íntegra da nota de Palocci sobre declarações de Buratti
  • Dólar sobe mais de 3% e Bovespa cai 1,16% após denúncia contra Palocci
  • Buratti envolve Palocci em esquema de corrupção em Ribeirão

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página