Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2005 - 18h44

Assessor de Palocci se coloca à disposição da CPI dos Bingos

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

Juscelino Dourado, chefe do gabinete do ministro Antonio Palocci (Fazenda), divulgou hoje uma nota em que diz ter relacionamento apenas social com o advogado Rogério Buratti e que está disposto a colaborar com a CPI dos Bingos.

Ao Ministério Público do Estado de São Paulo, Buratti, ex-assessor de Palocci na Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), disse que ele recebia R$ 50 mil por mês de empresa de lixo em troca de favorecimento em licitações do município. No acompanhamento feito pelos promotores por meio de escutas telefônicas, o nome de Dourado é citado diversas vezes.

Na nota, Dourado diz conhecer o advogado há mais de 15 anos e que já o recebeu algumas vezes (nove) no Ministério da Fazenda. No entanto, nega que isso possa significar algum tipo de benefício a Buratti.

"Considero que esses encontros estão dentro do contexto do relacionamento acima descrito, e não significam acesso por parte do senhor Buratti a nenhum tipo de benefício quanto a serviços ou contratos junto ao governo federal", diz a nota.

Ele informa ainda que Buratti foi seu padrinho de casamento, que as famílias participam de atividades sociais juntas e que eles foram sócios de uma franquia por um ano.

Dourado encerra a nota informando estar disposto a colaborar com a CPI. "Para colaborar com a CPI dos Bingos, poderei dar mais esclarecimentos sobre o meu relacionamento com o senhor Buratti no depoimento, assim que a data for marcada."

Buratti

Buratti enviou nesta quarta-feira à CPI dos Bingos um atestado médico pedindo o adiamento de seu segundo depoimento até o final do mês.

O depoimento de Buratti estava marcado para esta quarta-feira, mas ontem o seu advogado, Roberto Lopes Telhada, esteve na comissão e pediu o adiamento da sessão para a próxima semana alegando que seu cliente está com problemas de saúde.

Hoje, a assessoria de imprensa do presidente da CPI dos Bingos, Efraim Morais (PFL-PB), informou que iria enviar uma junta médica para confirmar o estado de saúde de Buratti. Após essa informação, Buratti voltou atrás e disse que irá depor amanhã, ainda de acordo com a assessoria.

O advogado foi preso na última quarta-feira acusado de crime de lavagem de dinheiro e tentativa de destruição de documento, mas, na sexta-feira, prestou depoimento e foi liberado.

Buratti também é investigado no âmbito da CPI dos Bingos, que investiga a relação entre as casas de bingo e o crime organizado e as ações do ex-assessor da Casa Civil, Waldomiro Diniz, que foi presidente da Loterj (Loteria Estadual do Rio de Janeiro) e é acusado de tentar extorquir empresas ligadas ao ramo de jogos.

Leia mais
  • Presidente da CPI dos Bingos confirma depoimento de Buratti para amanhã
  • Nasa prevê impacto de meteoro na Terra daqui a 876 anos

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Rogério Tadeu Buratti
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página