Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2005 - 18h29

Confira a íntegra do bate-papo com o colunista Josias de Souza

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo na internet com o colunista da Folha Josias de Souza, ex-diretor da Sucursal de Brasília do jornal. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

(05:09:04) Josias de Souza: Olá, pessoal. É um prazer estar com vocês. Estou à disposição.

(05:09:22) Lica: Josias, é desolador ver a hipocrisia de políticos, principalmente oposicionistas, fazendo cara de surpresa frente a esquemas de corrupção que há muito tempo vicejam em seus partidos e em nosso país. Não falta a mídia mais espírito crítico com relação a atuação da oposição?

(05:10:46) Josias de Souza: Lica, não creio que a mídia esteja negligenciando as culpas da oposição. Em meio ao escândalo Delúbio/Valério, noticiou-se também o dinheiro sujo do PSDB de Minas. O problema é que o fato de estar acompanhado no crime não alivia a situação do PT.

(05:10:47) Tantan: Josias, estamos vendo uma crise política ainda pior do que aquela que levou ao impeachment do então presidente Collor???

(05:11:54) Josias de Souza: Tantan, não tenho dúvidas de que a crise atual, embora guarde muitas semelhanças com a anterior em relação aos métodos, é bem pior. Inclusive porque, de Collor esperava-se tudo. De Lula e do PT, poucos esperavam tamanhas perversões.

(05:14:38) FuncionarioGTECH: O tal Bianco foi demitido para silenciar.

(05:15:12) Josias de Souza: Funcionário, não tenho informações que me permitam chegar a essa conclusão.

(05:15:12) Planaltina: Olá! Vc acha q Tarso e Dirceu permanecem na mesma chapa? Quem vence essa disputa. Aliás, vc acha q será o Campo Majoritário q vencerá as eleições internas do PT?

(05:16:20) Josias de Souza: A julgar pelo que diz o Tarso, a saída de Dirceu é condição para que ele mantenha a candidatura á presidência do PT. Nas conversas que tive com ele, pareceu-me sincero.

(05:16:20) MBL: Até que ponto a insatisfação de oposicionistas levaria a uma revisão das votações conseguidas pelo governo a custa aparentemente do mensalão? Ou estamos a vivenciar apenas um jogo de cena?

(05:17:41) Josias de Souza: MBL, não creio que as investigações em curso levem ao cancelamento de votações já realizadas no Congresso. Até porque seria difícil, praticamente impossível, associar os recebimentos, já incontroversos, às votações.

(05:17:49) Eleni: c. acha que a condução do processo de apuraçãonas CPIs favorecem a um banho maria do governo até as próximas eleições?

(05:19:13) Josias de Souza: Eleni, quanto maior for o banho-maria das CPIs, pior para Lula e o PT. Para o governo, o ideal é que a coisa encerrasse logo, com a cassação de dez ou 15 parlamentares. À oposição interessa prorrogar os trabalhar das CPIs, mantendo o petismo de joelhos até o início de 2006, ano eleitoral.

(05:19:31) JJunior: O PT fala em erros, em refundar o partido, quando na verdade o PT cometeu crimes e deve ter sue registro cassado, ou eu estou delirando?

(05:21:08) Josias de Souza: JJunior, se o Brasil estivesse habituado ao cumprimento das leis, você está certo, o PT deveria perder o registro. Não creio, porém, que isso vá ocorrer. Por outro lado, estou convencido de que o PT, aquele partido utópico que todos conheciam, morreu. O que vem por aí é um PT igual a todos os demais partidos. Cabe ao eleitor dizer como deve ser tratado no futuro.

(05:21:11) Tango007: o que pior pra o Brasil ..o mensalao o u jeito que o PT traiu suas ideias de governo?

(05:22:15) Josias de Souza: Tango, do meu ponto de vista as duas coisas compõem um mesmo fenômeno: o rebaixamento da prática política no Brasil. Impossível dissociar uma coisa da outra.

(05:22:25) Planaltina: Vc concorda com as palavras do Frei Betto, que disse que a cúpula petista conseguiu colocar toda a esquerda na "lama" , uma coisa que nem a ditadura e a direita conseguiram?

(05:23:31) Josias de Souza: Planaltina, há muito tempo que não consigo encontrar a esquerda brasileira. Dizem que fugiu com um careca. Mora na periferia de Belo Horiaonte. Vive de mesada.

(05:23:45) pequisp: Josias, vc acredita na tese de que não há interesse no impeachment do Lula por que o mercado está satisfeito com a política econômica??

(05:25:30) Josias de Souza: pequiso, sim, creio na tese. À oposição, interessa manter um Lula de jolehos no Planalto, fácil de ser batido em 2006. Á plutocracia, interessa conservar o conservadorismo à Malan. Mas chamo a sua atenção para um detalhe: a crise está sendo gerida pelo imponderável. Nada impede que amanhã surja algo em cena capaz de dar ao impeachment ares de inevitabilidade.

(05:25:55) Maricotinha: Josias, acredito que Daniel Dantas seja peça-chave em toda essa história. Por que a grande mídia (e aí excluímos as revistas de pequena e média tiragem) não dá tanto valor à participação dele?
(05:27:34) Josias de Souza: Maricotinha, é, de fato, curioso, como esse personagem está metido em todos os casos esquisitos que aparecem na cena nacional. Não creio, porém, que a mídia o esteja deixando de lado. Outro dia mesmo saiu a notícia de que as empresas de D. Dantas foram responsáveis pelos maiores depósitos nas contas de Valério e suas agências.

(05:27:36) ROBERTO-40: Josias... as coisas estão bravas... o túnel está cada vez mais escuro... Será que podemos esperar alguma coisa de branda no final, ou realmente a situação do governo se agrava a cada dia mais?

(05:28:24) Josias de Souza: Roberto, estou investigando uma informação que recebi ontem. Disseram-me que roubaram a luz do final do túnel.

(05:28:26) Tantan: Josias, no início vimos que os casos de corrupção eram só para financiar as campanhas do PT. As quantias inclusive eram pequenas, da ordem de R$ 30 mil. Vc acha uma "corrupção menor" pois o tráfico de influência dizia respeito apenas ao financiamento das campanhas e não de enriquecimento ilícitos como na época do Collor/PC Farias???

(05:29:35) Josias de Souza: Tantan, a meu juízo, a corrupção agora, à luz dos dados que já foram levantados, é maior do que a que foi descoberta na era Collor. Falta agora esclarecer de onde vem tanto dinheiro.
(05:30:04) JJJ: Os resultados da última pesquisa do IBOPE aponta acentuada queda no nível de confiança do Pres. Lula. Você acredita que esse dado objetivo é uma resposta clara que o povo não acredita que ele não sabia de nada ou nada viu???

(05:31:43) Josias de Souza: JJJ, creio que uma coisa está intimamente relacionada à outra. Um operário que chega à presidência não é um bobo. Logo, a tese de que Lula desconhecia tudo desrespeita a biografia do presidente e a inteligência coletiva.

(05:32:01) wellington diniz: Qual seria a reação da esquerda petista com a vitória do campo majoritário?

(05:33:35) Josias de Souza: wellington (é quem eu estou pensando?), creio que a vitória do campo majoritário devolverá o PT à condição de ilha cercada de tendências por todos os lados. Se vencer o Tarso, ele pretende tentar impôr à legenda uma rotina de boa convivência que Dirceu tolheu.

(05:33:38) Robinho: Josias, porque por muito menos o Collor caiu e agora com esse mar de lama, parece que nada atinge o Sr Lula?

(05:35:03) Josias de Souza: Robinho, na era Collor, descobriu-se por meio de documentos irrefutáveis, que o dinheiro sujo pagava despesas da Casa da Dinda, bancava os cartões de crédito da madame etc. Sob Lula, ainda se se chegou ao Fiat Elba.

(05:35:15) Caio: Boa tarde Josias. Minha impressão é que a mídia está com o espírito crítico afiadíssimo com relação a lama petista mas muito condescendente com os outros partidos. Limpar apenas a farra petista não resolve o problema da corrupção. Você acredita que os outros partidos, que sabemos também praticam caixa 2 e "esquemas" com instâncias públicas, serão atingidos pelas investigações das CPIs?

(05:36:32) Josias de Souza: Creio que a lama petista, por razões óbvias, está em primeiro plano. A despeito dos esforços do petismo, não me parece que a oposição vá sair do episódio mais chamuscada do que está agora.

(05:36:53) nfr: O Sr. acha que a forma como os trabalhos estão sendo conduzidos podem levar a manutenção desse processo até próximo a eleição 2006?

(05:38:31) Josias de Souza: nfr, embora não disponha de informações que me permitam assegurar que isso vá ocorrer, digo-lhe que, do ponto de vista regimental, a prorrogação das CPIs pode, sim, vir a se materializar. Não duvidaria da hipótese de que, ali por novembro, os senadores e deputados comecem a dizer que o tempo é curto para a análise de tantos papéis e depoimentos.

(05:38:33) Karlão: Em hipótese: caso essa crise não existisse, vc acha que o PT poderia se "eternizar" no poder? Em caso afirmativo, vc não acha que essas revelações vieram bem a calhar para os outros partidos?

(05:40:13) Josias de Souza: karlão, a hipótese de que o PT viesse a se eternizar no poder me parece implausível. Embora esse fosse o desejo da cúpula do partido, o petismo, sabe-se agora, estava há muito escorado numa fraude. A fraude da pureza ética. Uma empulhação desse tamanho não duraria tanto tempo. Cedo ou tarde, com ou sem Roberto Jefferson, viria à tona.

(05:40:24) Amil: voce acha que ACM Neto, Alvaro Dias, Agripino Maia, Bornhausen ,etc , tem moral para condenar o PT?

(05:41:19) Josias de Souza: Amil, o que condena o PT são as suas práticas. O eleitor médio já tem maturidade suficiente para filtrar a hipocrisia que ouve durante as sessões das CPÌs.

(05:41:43) Tantan: Josias, vc acredita que "tudo que estamos vivendo" é resultado da nossa "Jovem Democracia".. que, após esse episódio, o sistema político brasileiro vai se aperfeiçoar??

(05:43:52) Josias de Souza: Tantan, não sou tão otimista quanto às promessas de aperfeiçoamento. Depois de Collor, dizia-se que o país tomaria jeito. Não tomou. Não debitaria, porém, a nossa desventura à jovialidade da democracia. Problemas como esse acontecem em outras partes do mundo, sob democracias seculares. O que nos falta é começar a punir todos, corruptos e corruptores. Só a punição nos salvará.

(05:43:54) jackicoc: o que achou do depoimento de BURATTI

(05:45:38) Josias de Souza: jackcoc, achei que, no essencial, ele manteve o que dissera ao Ministério Público, em Ribeirão: a Leão Leão (que nome!!) pagava propina a prefeituras da região. No caso de Ribeirão, sob Palocci, o "agrado" era de 50 mil. Deu, de resto, muitas pistas que podem levar à comprovação documental do que diz.

(05:45:46) salomão: O Ministério Público, não está bem mais adiantado do que as CPMIs em relação a investigação de crimes (inclusive eleitorais) ? Onde está o Procurador Francisco?

(05:48:04) Josias de Souza: salomão, creio que, cada uma à sua maneira, todas as instâncias de investigação (PF, CPIs e Min. Público) têm a sua importância. São complementares. Quanto ao procurador Luiz Francisco, foi promovido à segunda instância do MP. Limita-se agora a dar pareceres em processos iniciados por outros procuradores. O silêncio dele, de resto, deve esconder uma ponta de decepção.

(05:48:16) Guilherme: Caro Josias, sei que minha pergunta esbarra em certa prevesibilidade, mas gostaria de saber sua opinião, dada sua bagagem: como resultado da crise, você acha que deve imperar um clima de "desencanto político", desinteresse pelas urnas etc ?

(05:49:43) Josias de Souza: guilherme, só gosto de fazer previsões em relação a fatos passados. Mas vá lá: creio que o risco de desencanto é real. Espero que não ocorra.

(05:50:05) daniela: Você acha que o PSOL pode se tornar um partido importante? O que acha da atuação da Heloísa Helena, que, antes de todos, já falava, em altos gritos, que o Lula sabia de tudo, mais que isso, que era o mentor?

(05:51:39) Josias de Souza: daniela, não creio que o Psol vá conseguir se firmar como alternativa presidencial, se é isso o que você pergunta. Quanto à Heloísa Helena, acho-a admirável pela coerência ideológica. Mas, pessoalmente, penso que representa idéias ultrapassadas, incompatíveis com a era moderna.

(05:52:02) Tulio: Senhor Colunista, boa tarde. Minha pergunta é prosaica: considerando a sua experiência de duas décadas de jornalismo político; considerando o clima de Brasília, que o senhor está vivenciando; considerando as conversas-pequenas que certamente acontecem nessas ocasiões, qual a sua opinião sobre o episódio? O presidente é ingênuo?

(05:53:14) Josias de Souza: Tulio, um ingênuo não chega à presidência da República. Entre nós dois, digo o seguinte: acho que o presidente é cúmplice por omissão ou por ação.

(05:53:20) Zeca: tarde, o que achou do Costa Neto na cpi ? ele é o presidente do partido do vice, republicano zero, zombou da sonegação e leis, estamos anestesiados, ou realmente a etíca na politica já era, como ninguem na imprensa falou ?

(05:54:52) Josias de Souza: Zeca, o Valdemar é fugirinha carimbada. O surpreendente é que o ex-PT tenha se ligado a ele. Quanto à ética na política, devolvo a pergunta: acha que algum dia existiu?

(05:54:58) zeluis: Boa tarde. Por que não se fala mais no caixa 2 de Eduardo Azeredo?

(05:57:00) Josias de Souza: Zeluis, aqui e ali ainda se fala do caixa 2 do Azeredo. Só não se fala mais porque as arcas do PT, pela dimensão que assumiram, esmagam o assunto. Há coisa pior no PSDB, que o PT deixa passar, talvez por vergonha. A Folha noticiou em 2001 o caixa dois do próprio FHC. Coisa de R$ 10 milhões.

(05:57:09) Gallardo: Olá Josias. Há dez dias Elio Gaspari escreveu em sua coluna que FHC recebeu de Valério R$ 50 mil na campanha de 98. Por que a imprensa não repercutiu essa informação que pode demonstrar que esse esquema já existe há tempos e serviria para, verdadeiramente, passar este país a limpo?

(05:58:02) Josias de Souza: Gallardo, não me lembro de ter lido isso no Elio.

(05:58:24) gaucho: boa tarde.na hipotese de Lula nao vir a disputar a eleicao em 2006 o sr acredita que o PT nao dispute a presidencia da republica?

(06:03:50) Josias de Souza: gaucho, ainda que o PT dispute a eleição, a chance de vir a ganhar é remota. Esta foi a última pergunta. Obrigado a todos. Foi um prazer. Até breve.

(06:04:12) Adriana/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Josias de Souza e de todos os internautas. Até o próximo!

Especial
  • Saiba como foram os bate-papos anteriores
  • Leia as colunas "No Planalto" de Josias de Souza (Só assinantes)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página