Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2005 - 14h09

Alvaro Dias sugere convocação de Palocci na CPI

Publicidade

da Folha Online

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu nesta sexta-feira a convocação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, para depor na CPI dos Bingos. Ele observou que o advogado Rogério Tadeu Buratti reiterou, em depoimento ontem à CPI, a acusação de pagamento de propina de R$ 50 mil mensais à Prefeitura de Ribeirão Preto (SP), à época da gestão de Palocci.

"Esta é a hora de se eliminarem dúvidas, porque o responsável pela gestão econômica do país não pode permanecer no governo sob suspeita", afirmou.

Na opinião do senador, quem exige "investigação cabal e definitiva" dos fatos não compromete a economia. "Ao contrário", disse ele, "o que pode comprometer a economia é a corrupção". Ele lembrou que Palocci já se dispôs a comparecer à comissão e previu que a presença do ministro será esclarecedora, eliminará dúvidas e o preservará, "se realmente estiver imune às denúncias", para continuar no exercício da função.

Alvaro Dias procurou ainda corrigir distorções contidas, a seu ver, em pronunciamento feito nesta quinta-feira pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando afirmou que não agiria como os ex-presidentes Getúlio Vargas, João Goulart e Jânio Quadros. O senador lembrou que Goulart não renunciou, como disse Lula. Ao contrário, ressaltou: "o cargo foi declarado vago antes mesmo que Goulart seguisse para o exílio, logo após o golpe militar de 1964".

O senador disse também que apenas parte da imprensa acusava de ladrão o ex-presidente Getúlio Vargas, que se suicidou em 1954. E observou que Lula não pode se dizer fustigado pelas oposições, quando seu próprio partido não o defenderia, em Plenário, "de forma rotineira".

"A regra é a de se fugir do debate quando se trata de discutir a instalação desse esquema de corrupção implantado no país", afirmou Alvaro Dias.

Com Agência Senado

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Antonio Palocci
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página