Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2005 - 14h52

Mesa Diretora da Câmara aceita renúncia de Carlos Rodrigues

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

A Mesa Diretora da Câmara aceitou na tarde desta segunda-feira o pedido de renúncia de mandato do deputado federal Carlos Rodrigues (PL-RJ). A carta com o pedido foi lida pelo segundo vice-presidente da Câmara, Ciro Nogueira (PP-PI), que presidiu a abertura da sessão.

Rodrigues está entre os 18 deputados citados no relatório preliminar das CPIs dos Correios e do Mensalão, cuja recomendação é de abertura de processo no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar. A decisão de Rodrigues acontece um dia antes da possível abertura do processo no Conselho.

Na lista repassada à Polícia Federal pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, o ex-deputado aparece como suposto beneficiário de saques no total de R$ 400 mil. Rodrigues nega e afirma que não há nenhuma prova documental ou testemunhal que o vincule aos saques.

Como a renúncia ocorrerá antes da abertura dos processos, o ex-deputado não precisará responder a um eventual processo por quebra de decoro e poderá disputar as eleições em 2006.

Confira a íntegra da carta:

"Ao Excelentíssimo senhor presidente da Câmara dos Deputados

Carlos Alberto Rodrigues Pinto, brasileiro, casado, parlamentar, comparece ante Vossa Excelência para comunicar à Mesa da Câmara dos Deputados minha imediata renúncia ao meu mandato de deputado federal.

Requer, assim, seja determinada por Vossa Excelência a leitura da presente comunicação no expediente e a devida publicação no Diário da Câmara dos Deputados, tudo conforme determina o artigo 239 do regimento interno.

Termos em que pede e espera deferimento,

Carlos Alberto Rodrigues Pinto."

Leia mais
  • Carlos Rodrigues entrega carta de renúncia à Câmara
  • Veja o que pesa contra cada um dos 18 deputados citados pelas CPIs

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Carlos Rodrigues
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI do Mensalão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página