Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2005 - 02h31

Quércia lidera sucessão no Estado de São Paulo, diz Datafolha

Publicidade

da Folha Online

Pesquisa Datafolha, publicada na edição desta sexta da Folha, aponta o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) como o favorito em cinco de seis cenários apresentados aos eleitores.

A exceção ocorre quando o ex-governador de São Paulo disputa a preferência do eleitorado com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Neste caso, Quércia ficaria com 24% contra 23% do tucano --ou seja, há um empate técnico porque a diferença está dentro da margem de erro.

O Datafolha apresentou aos entrevistados seis simulações, com diferentes candidatos do PSDB e do PT, partidos em que a situação é ainda indefinida. Além de FHC, foram submetidos os nomes dos dois tucanos que já se lançaram formalmente na disputa: o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza e o líder do governo na Câmara Municipal, o vereador José Aníbal.

Pelo PT, foram apresentados os nomes do senador Aloizio Mercadante (SP) e da ex-prefeita Marta Suplicy. Além de Quércia, o pedetista Carlos Apolinário e o pefelista Guilherme Afif Domingos figuram em todos os cenários.

Quércia x FHC x Marta

No cenário em que o candidato tucano é o ex-presidente FHC e o petista, a ex-prefeita Marta Suplicy, Quércia ficaria na frente com 26% das inteções de voto. Marta aparece com 21% e FHC, com 18%. Apolinário teria 6% e Afif, 5%. Votos em branco, nulos e de indecisos somam 23%.

Aníbal e Paulo Renato

Nas simulações em que FHC é substituído por Aníbal ou por Paulo Renato, Mercadante e Marta aparecem como segundo colocados --o senador petista com 23% e a ex-prefeita, com 22%.

Anibal tem 6% quando Mercadante está na disputa e 5% quando a adversária petista é Marta, ficando empatado tecnicamente com Apolinário e Afif em ambas situações. Paulo Renato é o último colocado nas duas simulações. Tem 4% contra Mercadante (empatado tecnicamente com Afif) e apenas 3% contra Marta.

Nessas simulações, Apolinário é o terceiro colocado, sempre com 7% das intenções de voto.

O Datafolha ouviu 1.798 moradores de São Paulo entre os dias 13 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Confira os detalhes da pesquisa na edição de hoje da Folha.

Especial
  • Leia reportagem completa na Folha (só assinantes)
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  • Confira o site do Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página