Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/02/2006 - 21h48

Ex-prefeito de Maringá é condenado a 14 anos e é preso

Publicidade

da Agência Folha, em Curitiba

O ex-prefeito de Maringá (PR) Jairo Gianoto (sem partido) foi preso nesta sexta-feira pela Polícia Federal para cumprir 14 anos de prisão, em regime fechado.

Ele foi condenado pelo desvio de R$ 1,8 milhão em verbas públicas, sonegação fiscal e formação de quadrilha. Maringá é cidade pólo do noroeste do Paraná, a 428 km de Curitiba.

No mesmo julgamento, o ex-secretário da Fazenda da cidade Luiz Antonio Paolicchi foi condenado a 12 anos pelos mesmos crimes, mas não foi encontrado. O advogado dele disse que seu cliente se entregará na próxima semana.

Paolicchi é apontado como o operador do esquema de corrupção na Prefeitura de Maringá em mais de uma gestão. As condenações de agora se referem ao período de 1997 a 2000, administração de Gianoto.

O ex-secretário já esteve preso durante quatro anos. Ganhou liberdade em abril do ano passado, por ter cumprido um terço da pena com bom comportamento.

A PF também prendeu a mulher do ex-prefeito, Neusa Gianoto, um empresário que vendeu um avião para o ex-prefeito e dois ex-funcionários da Secretaria Municipal da Fazenda. Eles são acusados de usar dinheiro do erário para comprar bens pessoais.

Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Raphael Cazelli de Almeida Carvalho, da Vara Federal Criminal de Maringá. Ele também ordenou o seqüestro dos bens adquiridos com o desvio de verbas e a perda dos direitos políticos por cinco anos. Nenhum dos presos fez declarações.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Jairo Gianoto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página