Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2006 - 18h19

Conselho de Ética encerra mais dois processos nesta semana

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O Conselho de Ética encerrou nesta terça-feira a fase de investigação de mais dois casos de deputados acusados de suposto envolvimento no esquema do "mensalão". O deputado Orlando Fantazzini (PSOL-SP), relator do processo contra o deputado Pedro Henry (PP-MT), vai ler o seu parecer e voto na quinta-feira pela manhã. Depois será a vez do deputado Jairo Carneiro (PFL-BA) ler seu parecer e voto no caso contra o deputado João Magno (PT-MG).

Está previsto também o encerramento da fase de investigação do caso contra o deputado João Paulo Cunha (PT-SP). De acordo com o presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), com o encerramento destes três casos nos próximos dias, o órgão atingiu sua meta de encerrar sete processos durante a convocação extraordinária.

A deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) já adiantou que pedirá vistas ao parecer do caso contra o deputado João Magno. Devido a este fato, o presidente do Conselho calcula que o caso contra o deputado petista de Minas Gerais só será votado na próxima semana. O pedido de vistas garante um prazo de três sessões ordinárias do plenário para que o processo seja votado.

Nenhum deputado anunciou que pedirá vistas ao parecer do caso contra Pedro Henry e por este motivo Izar acredita que ele poderá ser lido e votado ainda na quinta-feira. Apesar de não antecipar seu voto, o relator do caso contra Henry, Orlando Fantazzini sinaliza que deve pedir a cassação do ex-líder do PP na Câmara.

Já o parecer de Jairo Carneiro sobre o caso contra o deputado João Magno ainda é uma incógnita. O deputado pefelista foi contrário às cassações dos deputados Roberto Brant (PFL-MG) e Professor Luizinho (PT-SP). Estes votos de Carneiro representam, para muitos integrantes do Conselho, a sua tendência para absolver o deputado João Magno.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página