Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2006 - 13h36

Troca de líderes partidários acirra disputa política na Câmara

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Com o fim da convocação extraordinária e o início da sessão Legislativa normal o Congresso Nacional passa a registrar, a partir desta quarta-feira, a disputa pelo comando das bancadas de cada partido.

O papel de líder de bancada ganha força em ano eleitoral, já que os líderes participam de todas as decisões importantes no Congresso e os seus nomes ficam sob os holofotes da imprensa praticamente durante todo o ano. Por este motivo a disputa será mais intensa em algumas legendas neste ano.

Antecipando esta mudança, o PP define amanhã o novo líder, que substituirá José Janene (PP-PR), que responde a processo por quebra de decoro no Conselho de Ética e está afastado do cargo desde setembro do ano passado devido a problemas de saúde.

PMDB, PSDB, PL, PPS, PSB e PDT também devem trocar seus líderes.

Com o fim da convocação extraordinária e o início da sessão Legislativa regular, o Congresso Nacional passa a registrar, a partir desta quarta-feira, a disputa pelo comando das bancadas de cada partido.

Antecipando esta mudança, o PP define amanhã o novo líder, que substituirá José Janene (PP-PR), que responde a processo por quebra de decoro no Conselho de Ética e está afastado do cargo desde setembro do ano passado devido a problemas de saúde.

Na disputa pelo cargo de líder do PP na Casa estão os deputados Mário Negromonte (BA), Ricardo Barros (PR), Celso Russomano (SP) e o padre José Linhares (CE). Com 51 deputados, a bancada do PP foi a mais atingida com o chamado escândalo do "mensalão".

O presidente da sigla, deputado Pedro Corrêa (PE), já teve o pedido de cassação do seu mandato aprovado no Conselho de Ética. Janene também é alvo de investigação e o ex-líder Pedro Henry (PP-MT) foi absolvido pelo Conselho na última semana.

Outro partido que deve definir sua liderança nesta semana é o PSDB. A expectativa é de que retorne ao comando da bancada o deputado Jutahy Magalhães (BA), em substituição a Alberto Goldman (SP). A troca agrada o grupo tucano que apóia a candidatura do prefeito de São Paulo, José Serra, para a disputar a sucessão presidencial neste ano.

Articulações

Outro partido que tem quatro deputados disputando o cargo de líder é o PMDB. Além do atual líder, Wilson Santiago (PB) os ex-líderes Geddel Vieira Lima (BA), Eunício Oliveira (CE) querem ocupar o cargo. O deputado José Prianti (PA), que conta com o apoio de Jader Barbalho (PA) também lançou seu nome.

A liderança do PPS deve ficar com o deputado Fernando Coruja (SC). No PDT, o atual líder Severiano Alves (BA) disputa sua reeleição ao cargo com um dos nomes mais fortes da legenda, o ex-ministro das Comunicações Miro Teixeira (RJ).

No PT há a praxe de troca de líder anualmente, mas o atual ocupante do cargo, deputado Henrique Fontana (RS), que assumiu a função no final do ano passado quer ser reconduzido para um mandato de mais um ano.

De acordo com informações da liderança do partido, o comando da bancada do PSB já deve ser definido nesta quinta-feira. Existem três nomes na disputa: Beto Albuquerque (RS), Paulo Baltazar (RJ) e César Silvestre (MG).

Três candidatos disputam a liderança do PL, que pode ser definida somente na próxima semana. Lutam pelo cargo os deputados Miguel de Souza (RO), Lincoln Portela (MG) e Luciano Castilho (RR).

Leia mais
  • Câmara confirma corte de ponto dos deputados que faltarem à sessão de hoje
  • Câmara tem sessão deliberativa para votar MPs que trancam a pauta

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página