Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2006 - 17h46

CPI condiciona depoimento de Nilton Monteiro à entrega de documentos à PF

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O relator da CPI dos Correios, o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirmou nesta quarta-feira que é pré-condição para o depoimento do lobista Nilton Monteiro que ele apresente os documentos que diz ter sobre a caixa dois de Furnas à Polícia Federal.

"Nós discutimos e chegamos a uma conclusão: o Nilton Monteiro prossegue dizendo que tem mais documentos. Ele deve apresentá-los à Polícia Federal, onde já prestou depoimento. Se ele não apresentar, fica parecendo chantagem. Nós não nos opomos a ouvir o Nilton Monteiro, mas antes queremos que ele apresente esses documentos", disse Serraglio.

De acordo com Serraglio, a Polícia Federal poderia avaliar a autenticidade dos papéis e somente então, a CPI definiria a data e se realmente o lobista seria ouvido.

Lista de Furnas

Nilton Monteiro, junto com o ex-diretor de Furnas, Dimas Toledo, está no centro do mais recente escândalo político de Brasília: a chamada "lista de Furnas', um documento de autenticidade não-comprovada com doações para 156 políticos de 12 partidos por meio de caixa dois com origem na estatal e relativa à campanha de 2002.

O lobista já entregou à Polícia Federal o que seria uma cópia dessa lista, um conjunto de cinco folhas de papel sem autenticação. Segundo Monteiro, o documento é de autoria de Dimas Toledo, que nega a autenticidade da lista. O lobista, por sua vez, diz ter provas de que a lista é verdadeira.

Pelo menos um dos políticos confirmou o valor repassado: o deputado cassado Roberto Jefferson, um dos pivôs do escândalo do "mensalão", que admitiu ter recebido R$ 75 mil, valor registrado na lista.

O depoimento de Nilton Monteiro e do ex-diretor de Furnas, Dimas Toledo, tornou-se motivo de conflito entre oposição e base aliada. Os petistas insistiam para que Nilton Monteiro deponha à CPI antes de Dimas, que presta depoimento ainda hoje.

Leia mais
  • CPI dos Correios ouve hoje ex-diretor de Furnas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a lista de Furnas
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página