Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2006 - 15h17

Tucano quer que governo indique parlamentares que fizeram lobby por Dimas

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) quer "emparedar" a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), ex-ministra de Minas e Energia.

O deputado tucano quer inverter o ônus gerado ao PSDB por conta da suposta lista de Furnas, que teria a assinatura do ex-diretor de Furnas, Dimas Toledo, e envolveria 156 políticos, inclusive os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, de Minas Gerais, Aécio Neves, e o prefeito de São Paulo, José Serra.

Fruet disse que apresentará requerimento à CPI dos Correios que obrigaria a ministra a expor os motivos pelos quais Dimas foi mantido na estatal mesmo depois da troca de governo. Em seu depoimento, o ex-diretor afirmou que permaneceu no posto por convite de Dilma.

O deputado, membro da CPI dos Correios, afirmou que há uma lista de parlamentares governistas que declararam apoio à manutenção do ex-diretor, indicado à época do governo Fernando Henrique Cardoso. "Eu quero que ela mostre essa lista", declarou.

Dimas seria responsável, de acordo com depoimento do ex-deputado Roberto Jefferson, por garantir repasse de recursos de empresas fornecedoras de Furnas para partidos políticos. O esquema que teria começado no governo FHC, conforme Jefferson, teria continuado na gestão atual.

O requerimento ainda não foi oficialmente apresentado à CPI e a comissão só vai voltar a se reunir para tratar de votações depois do Carnaval.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página