Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2006 - 16h34

Corregedoria investiga denúncias contra Gonzaga Patriota

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O corregedor-geral da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), informou nesta quinta-feira que a Corregedoria vai investigar as acusações feitas contra o deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). O deputado já foi notificado e tem cinco sessões para entregar sua defesa.

No último fim de semana, a "Agência Nordeste" divulgou a informação, já confirmada pelo próprio Patriota, de que o deputado pernambucano utilizou material do seu gabinete, em especial papel timbrado da Câmara, para fazer propaganda da gráfica de sua propriedade, ABC BSB.

A propaganda foi dirigida apenas a deputados e senadores. Nogueira salientou que a denúncia foi encaminhada a ele pelo presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), que pede prioridade na investigação.

Na propaganda distribuída por Patriota, na forma de um ofício da Câmara, o deputado recomenda que seus colegas procurem Nilson Ribeiro, diretor da empresa, que "além de qualidade, oferece o melhor preço do mercado".

A gráfica, que fica em Brasília, foi aberta em 1994 e tem Patriota e Ribeiro como proprietários. No ofício encaminhado aos parlamentares, Patriota não figura como beneficiário da propaganda e dá a entender que é apenas um cliente da gráfica.

Este é o segundo escândalo em que Patriota se envolve em menos de um ano. O deputado foi acusado de participação no chamado "mensalinho" --cobrança de propina por parte do ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, sobre o empresário Sebastião Augusto Buani. Patriota foi acusado de ter intermediado as ações entre Severino e Buani, mas a Câmara ignorou a denúncia, que está sob investigação do STF (Supremo Tribunal Federal).

Patriota já encaminhou um ofício a todos integrantes da Mesa Diretora da Câmara. Nele, o deputado afirma que a propaganda foi feita pela sua secretária e que ele não sabia que o material utilizado para a impressão era oficial da Câmara.

Vários deputados que receberam o documento acreditam que Patriota vai sofrer algum tipo de punição, mas duvidam que o caso chegue à perda de mandato. A decisão caberá a Ciro Nogueira.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Gonzaga Patriota
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página