Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2006 - 18h37

Mantega assume lugar de Palocci na Fazenda

Publicidade

da Folha Online

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Guido Mantega, assumirá o lugar de Antonio Palocci no comando do Ministério da Fazenda, principal posto da equipe econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Antigo assessor para assuntos econômicos de Lula, Mantega foi criticado à frente do Ministério do Planejamento por enfrentar dificuldades em aprovar as PPPs (Parcerias Público Privadas), lei que permite a participação do setor privado em obras públicas. Mantega deverá se esforçar para ganhar a credibilidade do mercado financeiro e dos empresários.
Efe
Guido Mantega, que assume o Ministério da Fazendo no lugar de Palocci
Guido Mantega, que assume o Ministério da Fazendo no lugar de Palocci


Antonio Palocci pediu hoje afastamento do cargo ao presidente Lula. Como Palocci pediu afastamento --e não demissão--, ele mantém o foro privilegiado que dá direito de responder a eventuais processos somente no STF (Supremo Tribunal Federal).
Folha Imagem
Palocci pede afastamento
Palocci pede afastamento


Desgastado por denúncias não comprovadas de corrupção quando era prefeito de Ribeirão Preto, Palocci deixa o Ministério da Fazenda após quase 39 meses no cargo.

A situação de Palocci se agravou após ser desmentido pelo caseiro Francenildo Costa, que disse ter visto o ministro na casa alugada em Brasília pelos ex-assessores de Ribeirão Preto para "negócios suspeitos" e festas com prostitutas.

A derrocada foi motivada pela quebra do sigilo bancário de Francenildo. A quebra ilegal dos dados bancários configura violação da lei de sigilo bancário (nº 105/2001) e a pena é de um a quatro anos de reclusão para o autor da quebra.

"O ministro Antonio Palocci Filho decidiu solicitar ao presidente da República seu afastamento do cargo. O ministro está encaminhando ao presidente Lula carta explicando suas razões", diz a nota da Fazenda. O conteúdo da carta será divulgado mais tarde. O Palácio do Planalto não soube informar se Lula aceitou o pedido de afastamento.

Leia mais
  • Veja a íntegra do pedido de afastamento do presidente da CEF
  • Após Palocci, presidente da CEF coloca cargo à disposição
  • Saiba mais sobre Guido Mantega
  • OAB elogia afastamento e oposição critica manobra para proteger Palocci

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página