Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2006 - 12h53

Aprovação ao governo Lula atinge maior patamar desde setembro, diz CNT/Sensus

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A pesquisa CNT/Sensus apontou que a aprovação ao governo Lula escapou ilesa dos escândalos políticos. Segundo a pesquisa, a avaliação positiva do governo manteve-se estável, oscilando de 37,5% em fevereiro para 37,6% em abril. Foi o maior índice de avaliação registrado desde setembro.

Já a avaliação negativa registrou uma alta de 2,7 pontos, subindo de 21,4% para 24,1%.

A aprovação ao presidente Lula continuou em patamar elevado e estável em 53,6% --era 53,3% na pesquisa anterior. Foi o maior índice de aprovação já registrado desde setembro.

O resultado é parecido com o obtido pela pesquisa Datafolha divulgada neste fim de semana. Segundo o levantamento Datafolha, a taxa dos que consideram o governo Lula ótimo ou bom oscilou de 38% para 37%; a dos que o acham regular se manteve em 38%; e a dos que definem sua atuação como ruim ou péssima à frente do cargo permaneceu em 23%.

O índice de desaprovação ao governo Lula recuou de 38% para 37,6% --uma queda de 0,4 pontos. Também foi o menor desde setembro.

Para Ricardo Guedes, do Instituto Sensus, a estabilidade da imagem do presidente deve-se ao bom desempenho do governo nas áreas econômica e social. "A parte econômica está estável, há geração de empregos, os programas sociais ajudam o governo e o reajuste do salário mínimo ficou acima da inflação", disse Guedes.

Caso Francenildo

O impacto da quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa foi medido pela pesquisa de opinião.

Dos entrevistados, 60% têm acompanhado ou ouviram falar da violação da sigilo do caseiro Francenildo contra 37,3% que disseram que nunca ouviram falar do assunto.

Dos que sabem do caso, 62,1% dizem que o impacto foi negativo para a reeleição do presidente.

A pesquisa ouviu 2.000 entrevistados entre 3 e 6 de abril. A margem de erro é de 3 pontos para cima ou para baixo.

Especial
  • Enquete: Por que o índice de aprovação ao governo Lula é tão alto?
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página