Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2006 - 12h05

CPI pede documento da PF sobre Operação Sanguessuga

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O sub-relator de sistematização e controle da CPI dos Sanguessugas, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), foi à Polícia Federal para obter cópias dos 57 inquéritos abertos contra parlamentares supostamente envolvidos com a máfia das ambulâncias. Os documentos serão entregues na terça-feira, mas ele já aproveitou para encaminhar suas conclusões preliminares.

Os dados da PF serão cruzados com os obtidos via depoimento de Luiz Antonio Trevisan Vedoin, um dos sócios da Planam com o pai, o empresário Darci Vedoin. Os dois são acusados de serem os líderes do esquema. Sampaio disse que até quarta-feira finaliza a análise do depoimento de Luiz Antonio e a partir de então fará as comparações.

O deputado afirmou que mais importante do que a punição política dos parlamentares envolvidos é o Congresso identificar os envolvidos. "O importante é demonstrar se houve envolvimento de parlamentar e colocar à luz da sociedade quem são esses parlamentares. Caberá ao eleitor fazer o seu processo de análise", disse.

Certidões

Desde ontem, a sala da CPI recebe deputados com um único objetivo: obter uma espécie de salvo-conduto informando que não são acusados por Vedoin, no seu depoimento.

Até agora, a CPI já expediu pelo menos três certidões para parlamentares que apareceram na lista dos 57 informando que eles não foram citados no depoimento de Vedoin.

Porém, Sampaio afirmou que tal de declaração não representa isenção de culpa ou responsabilidade. "A certidão refere-se ao fato de não estarem no depoimento", informou.
O documento --certidão ou declaração-- passou a ser expedido por autorização do presidente da CPI, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ).

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia das ambulâncias
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  • Enquete: os partidos devem expulsar os parlamentares citados na lista da CPI dos Sanguessugas?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página