Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2000 - 05h59

Vereador do PT é eleito com mais votos que Enéas, do Prona

Publicidade

LEONARDO FUHRMANN
da Folha Online

O vereador José Eduardo Cardozo (PT) foi reeleito com mais de 200 mil votos. O petista recebeu uma votação mais expressiva para a Câmara que o candidato Enéas Carneiro (Prona), sexto colocado, recebeu para prefeito _cerca de 190 mil.

José Eduardo, que teve mais do que o triplo do segundo candidato mais votado para vereador, notabilizou-se como presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigou a Máfia da Propina.

Líder do PT na Câmara Municipal durante a última gestão, Cardozo havia sido secretário de Governo durante a gestão de Luiza Erundina (89-92).

O campeão de votos é o professor de Direito da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

A legenda do PT também ficou em primeiro lugar, com mais de 600 mil votos. Além disso, são do partido outros cinco candidatos entre os dez mais bem votados. São eles: Arselino Tatto, Devanir Ribeiro, Carlos Neder, Vicente Cândido e José Mentor.

Carlos Neder, assim como José Eduardo, foi secretário durante a gestão de Erundina e se notabilizou na última legislatura pelas denúncias feitas contra a administração municipal.

Neder foi chefe de Gabinete e secretário da Saúde durante a gestão da ex-prefeita. Arselino Tatto, outro dos petistas que estão entre os dez principais candidatos, foi líder do partido na Câmara durante a gestão Erundina. José Mentor também já foi líder petista no Palácio Anchieta.

Outro que já foi líder do PT e está entre os dez é Devanir Ribeiro. Ele participou da Comissão Processante que analisou o pedido de impeachment feito contra o prefeito Celso Pitta (PTN).

O ex-presidente do diretório municipal petista Vicente Cândido, que causou polêmica ao fazer um cartaz com o nome dos vereadores que apoiavam Pitta dizendo que eles envergonhavam a cidade, é outro líder em votos.

Oposição

Outro oposicionista que está entre os dez primeiros colocados é Roberto Tripoli (PSDB), irmão do secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, do mesmo partido.

Tripoli fez parte da comissão que analisou o pedido de impeachment feito pela OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil - Secção São Paulo) contra o prefeito Celso Pitta.

Situação

Milton Leite (PMDB) é o único representante da base de sustentação do prefeito Celso Pitta (PTN) que está entre os dez primeiros colocados na eleição para vereador.

Fiel a Pitta, Leite controlava politicamente a Administração Regional de Santo Amaro.

Apesar de governista, o vereador aproveitou as investigações contra o atual prefeito para se reeleger. Faixas espalhadas pela zona sul da cidade, seu principal reduto eleitoral, o apresentavam como "o relator da CPI da Máfia dos Fiscais".

Estreantes

Entre os dez candidatos mais votados, dois serão vereadores da cidade pela primeira vez: Dra. Havanir (Prona) e Dr. Farhat (PSD).

Havanir foi eleita graças a uma concentração do partido na sua candidatura. O Prona distribuiu outdoors pela cidade com as fotos dela e de Enéas Carneiro, candidato do partido a prefeito. Ela foi favorecida em relação aos demais candidatos do partido também no horário de rádio e TV.

Farhat se notabilizou por sua atuação como advogado no programa televisivo do apresentador Carlos Massa, o Ratinho. Em sua campanha, Farhat se apresentava simplesmente como o advogado do Ratinho.

"Quero aproveitar a minha experiência no programa para ser vereador. Graças ao Ratinho, conheço os problemas da população mais carente da cidade", comentou o advogado durante a campanha.

O apresentador se negou a comentar sobre as eleições deste ano. Ratinho, no entanto, apareceu ao lado do advogado em algumas fotografias do material de campanha de Farhat.

  • Leia mais no especial Eleições Online.

    Clique aqui para ler mais sobre política na Folha Online.


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página