Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2006 - 07h48

Alckmin disputa paternidade do Bolsa-Família em Alagoas

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em São José da Tapera

A disputa pela paternidade do programa bolsa família, principal projeto social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, levou o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, a repetir ontem, em São José da Tapera (a 240 km de Maceió, AL), o trajeto feito em 2001 pelo ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso ao lançar na cidade o cartão bolsa alimentação.

Assim como FHC, Alckmin desceu de helicóptero no estádio de futebol. Cumprimentou as pessoas no alambrado e percorreu a pé um trecho de 500 metros de ruas até a escola particular João Paulo 2, onde discursou em um salão.

Acompanhado por cerca de 500 pessoas, o tucano lembrou o evento de cinco anos atrás. "Toda essa rede social foi criada pelo presidente Fernando Henrique", disse ele. "O que era bolsa alimentação, bolsa escola, vale-gás, mudou de nome, mas não tem problema nenhum", afirmou. "Se a minha filha mudar de nome, não vai deixar de ser minha filha por causa disso."

Sempre filmado por sua equipe, Alckmin seguiu depois para a casa da agricultora Maria de Oliveira da Paz, 50, nove filhos, a primeira pessoa a receber o bolsa alimentação de FHC.

Instruída pela equipe tucana, ela vestiu sobre a blusa que usava a camiseta azul do extinto projeto social, momentos antes de cumprimentar Alckmin. Após um abraço, Paz exibiu o cartão que ganhou na época e que lhe dava o direito de receber R$ 30 por mês. Em seguida, os dois posaram juntos para os fotógrafos e cinegrafistas.

A mulher já havia sido entrevistada horas antes pela equipe de Alckmin. O grupo filmou também partes da cidade, como a feira de alimentos e um estacionamento de carros de boi.

Questionado sobre esse comportamento, o candidato tucano disse que apenas tentava impedir a circulação de boatos "dos adversários" sobre o fim do bolsa família, na eventualidade de vitória sua nas eleições.

Paz, que hoje recebe R$ 95 do bolsa família, disse que os dois programas a ajudaram muito, mas que, por ter sido beneficiada inicialmente no governo de Fernando Henrique, votou em José Serra, em 2002, e votará em "Geraldo" este ano.

A mulher afirmou desconhecer as denúncias de corrupção contra o PT e integrantes do governo federal e reclamou que há dois meses deixou de ser atendida pelo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil).

Antes de viajar para o interior da Bahia, Alckmin comentou o resultado das recentes pesquisas eleitorais, que apontam queda na intenção de votos à sua candidatura. "Não há queda", disse. "São pequenas oscilações", declarou. "Nessa época há muita volatilidade."

Sobre o crescimento da candidatura de Heloísa Helena (PSOL), o tucano disse que isso não o preocupava. "A eleição caminha para o segundo turno."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  • Enquete: o presidente Lula da Silva deveria ou não participar dos debates entre candidatos?
  • Enquete: a reeleição para presidentes, governadores e prefeitos deve acabar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página