Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2006 - 23h12

Candidato tucano acusa governador de MT de envolvimento com máfia

Publicidade

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
da Agência Folha

Em debate na televisão entre os candidatos ao governo de Mato Grosso, hoje, o senador Antero Paes de Barros (PSDB) acusou Blairo Maggi (PPS), que tenta a reeleição, de beneficiar a Planam ao autorizar, por lei, isenção de IPVA para veículos transformados em unidades especiais.

Segundo o senador, o serviço de transformação de veículos no Estado é feito unicamente pela empresa, pivô do escândalo dos sanguessugas.

A acusação a Maggi acontece depois que Luiz Antonio Vedoin, um dos donos da Planam, disse em entrevista à revista "Veja" que Antero também participou do esquema. O tucano se defendeu dizendo que suas emendas para a compra de ambulâncias foram canceladas.

Segundo documentos que o senador entregou hoje à CPI dos Sanguessugas e ao Ministério Público Federal, a primeira lei de isenção fiscal para veículos transformados em unidades especiais foi assinada por Maggi em janeiro de 2004.

Ela concedeu isenção temporária também aos veículos registrados em outros Estados e transferidos para Mato Grosso.

Depois, em outubro de 2005, a Planam pediu ao governo de Mato Grosso que a isenção do imposto fosse prorrogada de 30 novembro de 2005 para 30 de novembro de 2006.

Segundo Antero, o governo de Mato Grosso acabou prorrogando o prazo para 31 de dezembro de 2007, além de estender o benefício à Santa Maria e à Klass, outras empresas da família Vedoin.

Em nota, o governo de Mato Grosso disse que o pedido da Planam foi atendido "visto que se trata de empresa transformadora de veículos, para posterior revenda, e não a consumidora final do bem, a quem cabe recolher o referido imposto". A nota afirma também que o atual governo de Mato Grosso nunca fez negócios com a empresa da família Vedoin.

Leia mais
  • Senador acusa Planam de atuar no governo do Mato Grosso
  • TRE nega liminar a Antero no Mato Grosso

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o horário eleitoral muda ou não o seu voto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página