Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2006 - 10h38

Lista do STF inclui 3 poupados por CPI dos Sanguessugas

Publicidade

da Folha de S.Paulo, em Brasília

A lista dos 27 novos inquéritos de parlamentares suspeitos de participação na máfia dos sanguessugas, pedidos pela Procuradoria Geral da República e autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, traz três deputados que a CPI dos Sanguessugas poupou no relatório que pediu abertura de processo contra 72 congressistas.

Feu Rosa (PP-ES), Gilberto Nascimento (PMDB-SP) e Helenildo Ribeiro (PSDB-AL) estavam entre os 18 deputados em relação a quem a CPI sugeriu o arquivamento, por falta de provas, das investigações.

A situação dos três pode mudar devido à sua inclusão na lista de 27 novos parlamentares investigados pela Procuradoria Geral, divulgada ontem pela CPI.

"Eles poderão ser reinseridos no relatório se as provas forem suficientes. Vou ver o que há contra eles e trazer para que a CPI reexamine", disse o deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), presidente da CPI.

Outra divergência se dá em relação à senadora Serys Slhessarenko (PT-MT). A CPI pediu a abertura de um processo no Conselho de Ética da Casa para investigar o envolvimento da senadora no caso. Já a Procuradoria não abriu inquérito contra ela. Biscaia disse que a Procuradoria continua analisando casos e pode aumentar a lista.

Antes, a Procuradoria já realizava investigações contra 57 congressistas por suspeita de participação na fraude. Nesses primeiros, há 11 casos em que a CPI também pediu o arquivamento em seu relatório parcial. A reavaliação desses nomes é mais difícil, já que a comissão os inocentou sabendo da investigação em curso. Biscaia disse, entretanto, que pode reexaminar outros casos dependendo do que surgir de novidade.

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, afirmou que a conclusão dos inquéritos está próxima. "Fizemos reunião com a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União para agilizar o encaminhamento. Há boa expectativa de que, com brevidade excepcional, boa parte dos procedimentos seja concluída", disse.

Leia mais
  • Erramos: Lista do STF inclui 3 poupados por CPI dos Sanguessugas

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia das ambulâncias
  • Enquete: você é a favor do fim do voto secreto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página