Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2006 - 11h54

Senado deve instaurar na próxima semana processos contra sanguessugas

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

O Conselho de Ética do Senado só deve instalar oficialmente os processos de cassação contra os três senadores acusados de participação na máfia das ambulâncias na próxima semana.

O presidente do Conselho, João Alberto (PMDB-MA), disse que vai enviar aos três senadores, pelo correio, os atos de abertura dos processos. Ele também poderia optar por notificá-los pessoalmente.

A Mesa Diretora do Senado encaminhou ontem ao Conselho de Ética representações contra os três senadores. Segundo o advogado-geral do Senado, Alberto Cascais, para que os processos sejam instaurados, basta o presidente do Conselho de Ética assinar comunicado de que dará início às investigações.

O advogado afirmou que João Alberto não precisa esperar até a próxima reunião do Conselho, marcada para o dia 5 de setembro, para instaurar os processos de cassação.

Relatorias

O presidente do Conselho admitiu que está encontrando dificuldades para designar um relator para o processo de cassação contra o senador Magno Malta (PL-ES). Segundo João Alberto, o senador Sibá Machado (PT-AC) já desistiu de relatar o processo.

Outros senadores como Heráclito Fortes (PFL-PI), Sérgio Guerra (PMDB-RJ) e César Borges (PFL-BA) também foram consultados por João Alberto, mas não aceitaram o cargo.

O presidente do Conselho já admite a possibilidade de remanejar a distribuição das relatorias com os senadores Demóstenes Torres (PFL-GO) e Jefferson Péres (PDT-AM), que já aceitaram relatar os processos contra os senadores Serys Slhessarenko (PT-MT) e Ney Suassuna (PMDB-PB). "Ninguém quer aceitar a relatoria", disse João Alberto.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia das ambulâncias
  • Enquete: você é a favor do fim do voto secreto?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página