Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/09/2006 - 18h35

Conselho de Ética escolhe relatores dos 67 processos de sanguessugas

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O Conselho de Ética da Câmara sorteou hoje os relatores dos 67 processos de cassação contra parlamentares acusados de participação na máfia dos sanguessugas. O presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), designou alguns deputados para relatarem até três processos, já que o órgão possui apenas 28 relatores entre titulares e suplentes para acompanharem cada um dos 67 casos.

Izar garantiu que, até a próxima segunda-feira, todos os 67 deputados serão notificados sobre a abertura dos processos. A partir da notificação, eles têm cinco sessões plenárias para apresentarem defesa ao Conselho. Como o Congresso Nacional está em recesso branco até as eleições, na prática a análise dos casos pelo Conselho terá início somente após o primeiro turno, em 1º de outubro.

"Eu só posso ouvir testemunhas [apresentadas pelos acusados] depois que os deputados apresentarem defesa. Mas os relatores já vão começar imediatamente a analisar os processos e poderão apresentar sugestões de testemunhas, que podem ser convocadas por eles para serem ouvidas antes desse prazo", disse.

A expectativa de Izar é que as testemunhas de defesa comecem a ser ouvidas na primeira semana de outubro. Mesmo diante da grande quantidade de processos, o presidente do Conselho está confiante de que todos serão julgados pelo órgão até o início de dezembro. "Vamos criar oito subcomissões dentro do Conselho, para cada uma ouvir três ou quatro testemunhas por dia", ressaltou.

Segundo o presidente do Conselho, as testemunhas que forem comuns a vários processos serão ouvidas pelo plenário do órgão. Izar adiantou que pretende ouvir o empresário Luiz Antonio Vedoin, sócio da Planam, e outros envolvidos diretamente nas fraudes para a compra superfaturada de ambulâncias.

Leia mais
  • Veja lista dos relatores dos 67 processos de cassação contra "sanguessugas"

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia das ambulâncias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página