Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2006 - 09h22

Petista é acusado por pedir voto em transporte escolar

Publicidade

ALENCAR IZIDORO
da Folha de S.Paulo

O DTP (Departamento de Transportes Públicos) da gestão Gilberto Kassab (PFL) encaminhou ontem uma denúncia à Procuradoria Regional Eleitoral sobre a utilização de perueiros escolares, contratados pela Prefeitura de São Paulo, na campanha a deputado federal de Carlos Zarattini (PT).

O ofício do órgão municipal relata acusação recebida e apurada em procedimento administrativo segundo a qual alguns operadores do Vai e Volta, projeto de transporte escolar gratuito da capital paulista, forçariam mães de alunos a preencher um formulário, junto com a propaganda de Zarattini, como maneira de garantir a manutenção do benefício ao filho.

Em depoimento formal ao DTP no último dia 21, um dos perueiros contratados pela prefeitura na zona leste admitiu a entrega dos panfletos do candidato petista e do formulário às mães dos estudantes.

A propaganda também pede votos para Lula (presidente), Mercadante (governador) e Suplicy (senador) e exalta as realizações da ex-prefeita do PT Marta Suplicy, quando Zarattini foi secretário dos Transportes e houve a implantação do Vai e Volta e do bilhete único nos ônibus e nas lotações.

O perueiro ouvido disse que a distribuição do kit --panfleto eleitoral e formulário com dados do aluno atendido-- foi feita por orientação de uma perueira, citada por ele como liderança de uma cooperativa que agrupa parte da categoria.

Ele negou, porém, ter obrigado as mães a preencher os dados sob pena de não serem atendidas pelo Vai e Volta.

A perueira citada disse que repassou o kit a outros operadores mas não os orientou a panfletar no trabalho.

O ofício do órgão municipal afirma ver "fortes vestígios de captação de sufrágio" por correligionários do petista, em descumprimento à legislação.

Outro lado

O candidato a deputado federal Carlos Zarattini (PT) nega envolvimento de sua campanha na distribuição da propaganda às mães dos alunos atendidos pelo Vai e Volta.

Segundo Zarattini, qualquer pessoa pode pegar seu material e pedir votos, mas nunca houve nenhuma orientação para que perueiros fizessem panfletagem, muito menos na hora do serviço.

Ele vê parcialidade e interesses políticos na denúncia encaminhada pelo DTP, já que Gilberto Kassab (PFL) é aliado do PSDB na campanha deste ano: "É a guerra eleitoral".

Zarattini declarou que sua campanha não fez nenhum tipo de cadastro semelhante aos formulários distribuídos pelos perueiros escolares. "Não sou mais do poder público, não tenho poder nenhum de coação", disse ele, em relação a uma eventual ameaça de retaliação a beneficiados do Vai e Volta.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página