Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/10/2006 - 16h17

FHC diz que Lula é um "fanfarrão" e que PT usa técnica nazista

Publicidade

CRISTINA CHARÃO
da Folha Online

Em discurso para 1.300 lideranças empresariais e políticos da coligação PSDB-PFL, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou o atual presidente e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, de "fanfarrão".

"Temos outra do fanfarrão. Conta prosa, prosa. Sai na televisão que [eles, os petistas] ganharam em tudo, fizeram isso, fizeram aquilo, uma cortina de fumaça", disse FHC, arrancando risadas da platéia.

O ex-presidente lembrou as duas eleições em que bateu Lula, dizendo que ele e o PT sempre agiram da mesma forma. Fernando Henrique usou um argumento recorrente entre apoiadores de Alckmin, de que os petistas usam de técnicas nazistas de propaganda, repetindo mentiras até que virem verdade. A tática é atribuída ao ministro da Propaganda nazista Joseph Göebbels.

"Não se cansam de repetir mentiras, na velha técnica nazista de mente, mente, mente que pega. E pega mesmo, porque [Adolf] Hitler foi eleito. E depois?", comentou o ex-presidente.

O evento, realizado no Clube Pinheiros, em região nobre da cidade de São Paulo, marcou a abertura da última semana da campanha do presidenciável Alckmin e teve o caráter de uma convocação aos presentes para aumentarem os esforços na reta final da campanha.

Ainda que otimistas e quase todas questionando os resultados das pesquisas de intenção de votos, que apontam uma diferença de cerca de 20 pontos entre Lula e Alckmin, as intervenções não deixaram de reconhecer a necessidade de uma virada.

A viúva do governador Mário Covas, Lila Covas, discursou em tom de repreensão aos que, dentro do PSDB, preferiram permanecer na posição de críticos e não participantes da campanha.

"Nós estamos sendo engolidos, será que não se vê? Eu sou pequenininha, a viúva lá na minha casa, no sofá vendo televisão, mas eu falo. E as pessoas nossas, do nosso partido ficam preocupadas porque o Geraldo falou em 'povão' na TV?", reclamou Lila.

Leia mais
  • Marco Aurélio Garcia diz que derrota subiu à cabeça de FHC
  • Tarso rebate FHC e diz que, após eleições, ele deve ser chamado para diálogo
  • FHC diz que diferença entre Alckmin e Lula não é programática, mas moral
  • Tarso rebate FHC e diz, após eleições, ele deve ser chamado para diálogo

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página