Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2006 - 20h24

PL faz fusão com Prona e PT do B para atingir cláusula de barreira

Publicidade

da Folha Online

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Luciano Castro (RR), anunciou hoje que o partido vai se fundir com o Prona de Enéas Carneiro e com o PT do B para atingir o percentual mínimo de votos válidos exigidos para atingir a cláusula de barreira.

Com a fusão, será criado o PR (Partido Republicano). A legenda terá no Congresso 26 deputados e três senadores que poderão cumprir o mandato sem restrições.

A regra de cláusula de barreira estabelece que os parlamentares eleitos por partidos que não atingiram 5% de votos válidos no país e pelo menos 2% em nove Estados terão atuação restrita no Congresso Nacional. Os deputados não podem participar de comissões e da mesa diretora, bem como o partido não tem direito ao fundo partidário e ao horário eleitoral gratuito.

Segundo o deputado federal Luciano Castro, o PR vai manter o número utilizado pelo PL: 22. Já a presidência do partido ficará com Sérgio Tamer, militante liberal no Maranhão.

A fusão dos três partidos deve ser oficializada nesta quinta-feira, na sede do PL em Brasília. Posteriormente, será feito o pedido para homologação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Base

Ainda de acordo com Castro, a legenda fará parte da base governista no Congresso Nacional, que aposta na vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "A decisão do partido é de compor a base do governo do presidente Lula. Agora, a questão de ter um ou outro parlamentar que não acompanhe essa decisão será discutida no partido."

Com Agência Câmara

Leia mais
  • Investigação da PF sobre dossiê rastreia 380 mil telefonemas para a Presidência
  • PF apura possível avião que teria transportado dólares do dossiê
  • CPI quer ouvir ex-ministros da Saúde no início de novembro
  • Dossiê era para lesar campanha nacional do PSDB, diz Lacerda

    Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página