Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2006 - 11h55

Lula abre vantagem de 24 pontos sobre Alckmin, diz CNT/Sensus

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

A três dias das eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, tem uma vantagem de 24 pontos percentuais com relação ao seu adversário na disputa presidencial, o tucano Geraldo Alckmin. Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira indica que Lula tem 57,5% das intenções de votos, ante 33,5% de Alckmin.

Descartados os votos brancos e nulos, Lula tem 63,2% dos votos válidos, contra 36,8% do tucano, o que revela uma distância de 26,4 pontos entre os dois candidatos. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) leva em conta os votos válidos para anunciar o resultado da eleição.

Na pesquisa espontânea, Lula tem 53,9% dos votos e Alckmin, 31,4%. O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, observou que o fato de o resultado do levantamento espontâneo e estimulado serem próximos indica consolidação dos votos de Lula. Para Guedes, a eleição está definida. "Qualquer coisa que aconteça não mudará mais o resultado da eleição. As diferenças estão se alargando", justificou.

Rejeição

O presidente Lula tem um índice de rejeição bem menor do que seu adversário. 33,6% dos eleitores disseram que não votariam no petista de jeito nenhum, enquanto que em Alckmin o percentual sobe para 45%.

A rejeição do presidente subiu da última pesquisa realizada no primeiro turno, de 22 a 25 de setembro, para 6,3 pontos agora, mas o índice continua abaixo do considerado de risco pelos analistas. Segundo Guedes, o candidato que tem 40% ou mais de rejeição --caso de Alckmin-- está fora do jogo político.

Eleitorado

A pesquisa Sensus revelou que o eleitorado mais pobre é quem deve garantir a vitória do presidente Lula neste domingo. Lula tem a maioria dos votos dos brasileiros com apenas o primeiro grau completo, que representam 60,9% do eleitorado, e que ganham de um a cinco salários mínimos. Já Alckmin lidera entre os eleitores com curso superior --que representam 11% do eleitorado-- e os que ganham acima de dez salários mínimos.

Lula também tem a preferência do eleitorado nordestino (74,8%) e das regiões Norte e Centro Oeste (58,3%). Alckmin não vence hoje, segundo a Sensus, em nenhuma região, mas empata com o petista no Sul, onde ambos tem 45% das intenções de votos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de outubro, com 2.000 pessoas das cinco regiões do país. A margem de erro é de até três pontos percentuais.

Datafolha

A última pesquisa Datafolha, divulgada na edição desta quarta-feira da Folha de S.Paulo, mostra que a vantagem do presidente Lula sobre o tucano oscilou de 19 pontos para 21 pontos.

A taxa de intenção de voto em Lula oscilou de 57% para 58%. Já a taxa de intenção de voto em Alckmin oscilou de 38% para 37%.

Considerando apenas os votos válidos --excluindo brancos, nulos e indecisos--, o candidato do PT à reeleição tem 61% contra 39% do tucano. Na pesquisa anterior, Lula tinha 60% dos votos válidos e Alckmin, 40%. Com isso, a vantagem de Lula sobre Alckmin subiu/oscilou de 20 pontos para 22 pontos nos votos válidos.

O Datafolha entrevistou 7.218 eleitores em 347 municípios.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNT/Sensus
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página