Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2006 - 20h11

Ânimos exaltados levam militantes a brigar a socos no Rio Grande do Sul

Publicidade

da Agência Folha, em Porto Alegre

O acirramento da disputa entre Yeda Crusius (PSDB) e Olívio Dutra (PT) no Rio Grande do Sul resultou hoje em uma briga entre militantes sindicais, com ao menos três feridos levemente em frente à agência central do Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul), na Praça da Alfândega.

O tumulto começou às 11h, com a distribuição no centro de Porto Alegre de uma colagem feita no jornal ''O Bancário" por parte de integrantes da Força Sindical, que apóiam Yeda.

Avisados, integrantes do sindicato (filiado à CUT) foram ao local e se envolveram em uma briga com os oponentes.

Houve socos, pontapés e tapas. De acordo com a assessoria de imprensa do sindicato dos bancários, representantes da Força Sindical estavam usando a logomarca do sindicato (na verdade, o jornal da entidade) de forma indevida.

A Força Sindical alega que não se tratava de uma falsificação, mas de material de colagem produzido pela entidade com reportagens já publicadas em outra época.

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) determinou, hoje, busca e apreensão do material que motivou a briga. O pedido foi feito pelo PT.

Quatro envolvidos foram levados ao posto da BM (Brigada Militar), mas não chegaram a ficar presos. A BM não informou o total de pessoas que se envolveram na briga. Em termo circunstanciado feito no posto da BM, constam três casos de lesões (escoriações) e uma acusação de racismo, por integrante da Força Sindical que é negro e diz ter sido chamado de ''macaco".

No jornal, havia acusações a Olívio, que aparece como responsável pelo arrocho da categoria e que ''cassou direitos da própria classe". Formado em letras, Olívio é bancário aposentado e trabalhou sempre no Banrisul.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página