Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2006 - 13h24

Lula quer priorizar diálogo com Congresso no segundo mandato

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está disposto a melhorar o diálogo com o Congresso Nacional em seu segundo mandato, depois de reconhecer que a interlocução com os parlamentares nos primeiros quatro anos de governo não teve a prioridade necessária.

Durante encontro na manhã desta terça-feira com o líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio (PE), Lula disse estar disposto a se reunir mensalmente com os líderes aliados em busca de apoio do Congresso aos projetos do Executivo.

"Precisamos diminuir a lacuna entre o Palácio e o Congresso. Estamos no segundo mandato, é hora de corrigir o rumo. O presidente quer fazer essas reuniões mensais porque facilita o diálogo do governo com as bancadas", disse.

Segundo auxiliares de Lula, ao contrário do primeiro mandato, Lula deseja participar de forma mais ativa das negociações políticas do governo a partir de janeiro. O presidente aposta no diálogo, inclusive com os partidos de oposição, para conseguir governar o país sem disputas acirradas dentro do Congresso.

Múcio reiterou que o PTB vai manter o apoio do partido ao governo Lula no segundo mandato. "Acordamos no partido que vamos ajudar na governabilidade e no país. Vai caber ao líder do partido na Câmara fazer com que a grande maioria dos parlamentares siga a mesma orientação", afirmou.

Após o encontro com o presidente, o líder petebista disse não ter discutido a participação do PTB no novo ministério de Lula. "Não tratamos de cargos, seria deselegante neste momento. Esse não é o nosso objetivo", afirmou. Múcio defendeu, no entanto, o trabalho realizado pelo petebista Walfrido Mares Guia à frente do Ministério do Turismo.

"O PTB vai apoiar a governabilidade independentemente de qualquer cargo. Não há nenhuma demanda", encerrou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página