Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2006 - 11h13

Caravana de Pernambuco prepara viagem para acompanhar posse de Lula

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

Parentes e amigos pernambucanos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetirão neste ano a viagem que fizeram a Brasília quatro anos atrás para assistir à posse do conterrâneo, reeleito no último dia 29.

A "Caravana Avança Brasil", como foi batizada a excursão, sairá de Caetés, terra natal do presidente, no dia 28 de dezembro. A concentração será no sítio Várzea Comprida, onde Lula nasceu. A previsão é chegar a Brasília na manhã do dia 30.

A viagem será feita em um ônibus fretado com 54 lugares. Pelo menos 25 assentos serão reservados a parentes --primos e tios-- do presidente, disse o organizador do evento, Marlos Duarte, presidente da ONG Associação Brasil-Cuba "Casa Gregório Bezerra".

Em 2002, a então "Caravana da Esperança" levou 42 pessoas à posse de Lula --entre elas 20 parentes do presidente. Na época, o custo da viagem foi de R$ 350 por pessoa. Os convidados que não puderam pagar receberam a passagem de graça.

Segundo Duarte, a mesma estratégia será usada agora. "Vamos atrás de patrocínio para bancar quem não tiver dinheiro", disse. Ele calcula que a nova excursão custará R$ 450 por pessoa, "fora as refeições".

Além dos parentes de Lula, o pintor de paredes Jorge Cavalcanti, 86, deverá ser beneficiado --eles alegam não ter dinheiro para pagar a viagem. Cavalcanti participou da caravana de 2002 e pretende retornar a Brasília, em dezembro. Desta vez, porém, vai acompanhado da mulher, com quem se casou há dois anos.

Duarte espera que o grupo receba o mesmo tratamento de quatro anos atrás, quando alguns parentes foram recebidos por Lula. Além de homenagear o presidente, os pernambucanos pretendem neste ano montar duas tendas em frente ao Palácio do Planalto para divulgar Caetés e Garanhuns.

"Vamos mostrar atrações, como o Festival de Inverno, e distribuir o café e água produzidos na região", afirmou o organizador da caravana.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página