Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2006 - 16h34

Lula diz que PT já está contemplado no governo com Presidência da República

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou hoje que o PT deve ter o espaço reduzido no seu segundo mandato. Ao comentar sobre a reforma ministerial, Lula disse que o partido "já tem uma boa representação no governo" ao referir-se à Presidência da República.

Em entrevista após participar do encerramento da Conferencia Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Lula disse que não irá fazer uma "salada de fruta" na composição do seu próximo ministério e que tem "todo tempo do mundo" para decidir quem serão seus colaboradores.

"O governo será composto de uma forma diferente, não vamos fazer partilha, salada de fruta, quero construir alianças com partidos políticos, quero discutir com seriedade, o que importa são as políticas públicas que o governo vai colocar em prática", disse.

Sobre o PT, o presidente acrescentou: "O PT vai ter a participação no governo que tem o tamanho do PT. Aliás, o PT já tem o cargo mais importante do governo que é a Presidência da República, ou seja, já é uma boa representação".

Demissão coletiva

O presidente evitou comentar sobre a hipótese de demissão coletiva dos ministros, que estaria em estudo para que ele ficasse mais à vontade para compor o novo governo. "Na hora em que eu tomar esta decisão [demissão coletiva] vocês vão saber. Não vão ser as manchetes, as notícias de que sai fulano e entra beltrano que vão fazer eu tirar ou colocar ministros", afirmou.

Apesar das pressões dos partidos aliados, Lula disse que "tem todo o tempo do mundo" e avisou que vai montar o novo governo "com tranqüilidade de quem precisa acertar". "Eu ainda não pensei num único nome, em quem ficam, em quem vai entrar."

Leia mais
  • Lula sinaliza que Haddad "fica" no Ministério da Educação

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página