Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2006 - 14h11

PT indica deputado Paulo Delgado para ministro do TCU

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A bancada do PT na Câmara decidiu nesta terça-feira indicar o nome do deputado Paulo Delgado (PT-MG) para concorrer à vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Delgado não conseguiu se reeleger à Câmara, o que teria motivado parte dos petistas a aprovar a sua indicação.

O líder do PT na Câmara, deputado Henrique Fontana (RS), disse que a indicação de Delgado obedeceu a critérios técnicos, e não políticos.

"Ele tem 20 anos como parlamentar, é professor, tem bom trânsito na Câmara. Conversamos com a bancada e a indicação foi acertada de forma madura", disse Fontana.

Indicações

No total, cinco deputados e um funcionário da Câmara foram indicados pelos partidos para disputarem a vaga do TCU.

O PSDB indicou o deputado Gonzaga Mota (PSDB-CE), o PFL, o deputado Aroldo Cedraz (PFL-BA), o PMDB indicou o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), o PTB, o deputado Antonio Fleury Filho (PTB-SP), e o PSC indicou o secretário-geral da Mesa da Câmara, Mozart Viana.

Os deputados devem escolher no dia 29, em votação secreta no plenário da Câmara, o nome que será indicado ao TCU. O cargo é cobiçado pelos parlamentares, uma vez que é vitalício, com salário de R$ 23,2 mil --quase o dobro da remuneração dos deputados, que recebem R$ 12,8 mil mensais.

A escolha de membros do TCU é realizada por meio de revezamento entre a Câmara e o Senado. Como há duas vagas disponíveis no tribunal, os senadores aprovaram o senador Luiz Otávio (PMDB-PA) para uma vaga, enquanto a Câmara decide no final do mês a sua indicação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o TCU
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página