Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2006 - 17h49

Lula diz a integrantes do PT que pode tomar posse sem definir ministros

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Apesar da pressão dos aliados para que defina o seu novo ministério até o final de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou nesta quinta-feira para integrantes do PT que pode começar o novo mandato sem trocar os seus principais auxiliares. Durante encontro com a comissão política do PT, no Palácio do Planalto, Lula disse que não tem pressa para escolher os novos ministros.

"Diferentemente da outra vez que tinha que tomar posse com todos os ministros no dia 1º de janeiro, em 2007 não preciso fazer isso. Posso, inclusive, não ter mudado ninguém", afirmou Lula aos petistas segundo relato da líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC). "Minha pressa é por fazer a composição que nos dará [ao PT] mais tranqüilidade para governar."

Segundo a líder, a preocupação do presidente neste momento é definir as forças políticas que vão compor seu novo governo --o que não inclui a distribuição de cargos por partido. Lula também já disse a outros interlocutores que antes de tratar dos ministérios quer implementar práticas que possam garantir o crescimento econômico do país nos próximos anos.

Cobrado pela oposição por não ter conseguido fazer o Brasil crescer tanto quanto outros países da América do Sul, o presidente quer usar o segundo mandato para desfazer a imagem negativa no campo econômico.

O ministro Guido Mantega (Fazenda) tem afirmado que Lula não quer "correr o risco" de que o país não venha a crescer nos próximos anos. Ele quer ver em prática, segundo o ministro, um plano de desenvolvimento que garanta o crescimento do país com taxas elevadas.

Leia mais
  • Cabral anuncia Júlio Lopes como secretário de Transportes
  • Disputa pelo comando da Câmara pode azedar relação de Lula com PMDB
  • Decisão tomada pelo próprio PMDB pode tirar do partido Presidência da Câmara

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página