Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2006 - 15h09

Lula se queixa das disputas internas dos partidos aliados por cargos

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira, pela segunda vez na semana, com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com o senador José Sarney (PMDB-AP), seus principais interlocutores no PMDB, para discutir sobre a participação do partido em seu segundo mandato.

A Folha Online apurou que Lula se queixou da disputa interna das legendas que o apóiam em torno de cargos no governo e disse que só vai definir os nomes dos novos ministros depois que as arestas estiverem aparadas. Renan e Sarney cobraram do presidente uma definição sobre qual é o papel e a responsabilidade que ele quer do PMDB no segundo mandato.

O petista reafirmou que deseja ter o apoio da maioria do PMDB, mas ressaltou que o partido também precisa reduzir as divergências internas. O PMDB governista está dividido entre o grupo da Câmara e o do Senado.

Os deputados não aceitam a indicação de aliados de Sarney e Renan para ministérios como representantes do partido. Dizem, por exemplo, que, se a senadora Roseana Sarney (sem partido-MA), que deve ingressar no PMDB até o final do ano, for indicada para uma pasta, será na cota de Sarney, e não na do PMDB.

Lula colocou ainda que é preciso criar um ambiente político mais favorável para que ele possa compor seu próximo governo e que não tem pressa para definir a equipe.

Na próxima semana, Lula deverá se reunir com o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, que já demonstrou publicamente insatisfação com o fato de Lula estar discutindo seu segundo mandato com interlocutores do partido, e não com o comando da legenda, o que, segundo ele, tira o caráter institucional da negociação.

Leia mais
  • Lula vai se encontrar com governadores da base aliada na próxima semana
  • Cabral anuncia José Mariano Beltrane como secretário de Segurança Pública
  • STJ nega habeas-corpus para filho de ex-governador Almir Gabriel
  • Governador tucano diz a Lula que PSDB vai dialogar com governo federal

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página