Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2006 - 21h08

Após encontro esvaziado, governadores do PMDB sinalizam apoio a Lula

Publicidade

FELIPE NEVES
da Folha Online

O gesto do presidente Luiz Inácio Lula de Silva (PT) de chamar o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer, para conversar em Brasília na próxima semana convenceu os governadores eleitos do partido a votarem por um "apoio à governabilidade" no segundo mandato do petista.

"A reunião precipitou o gesto do presidente [Lula]. E o gesto do presidente levou a essa decisão", resumiu o governador eleito de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, que convocou o encontro do PMDB realizado na noite desta sexta-feira, em Florianópolis.

Mais cedo, Lula recebeu seus principais interlocutores no partido, os senadores Renan Calheiros (presidente da Casa) e José Sarney, para negociar o governo de coalizão. Temer já demonstrou publicamente insatisfação com isso. Ele defende que o presidente deve discutir com o comando da legenda, para não tirar o caráter institucional das negociações.

Participaram da reunião desta noite apenas três dos sete governadores eleitos do partido. Além de Silveira, estavam presentes Roberto Requião (PR) e André Puccinelli (MS). Também participaram, além de Temer, os governadores Eduardo Pinho Moreira (SC) e Germano Rigotto (RS), que encerram seus mandatos no fim do ano. Temer vai levar ao presidente as decisões tomadas no encontro.

Os eleitos Sérgio Cabral (RJ), Eduardo Braga (AM), Marcelo Miranda (TO) e Paulo Hartung (ES) decidiram não comparecer, o que esvaziou o evento.

Reformas e crescimento

Apesar da sinalização de que o PMDB está disposto a apoiar o governo em bloco, o grupo de governadores vai esperar o resultado do encontro de Temer com Lula. Para eles, há consenso de que o país precisa passar por duas reformas urgentes: a política e a tributária. Outro aspecto é a retomada do crescimento econômico.

"O país não pode continuar com as baixas taxas de crescimento e com uma distribuição do bolo tributário tão injusto entre Estados, municípios e União", afirmou Silveira.

Em outras palavras, os peemedebistas querem uma sinalização de Lula de que essas serão suas prioridades para declararem seu apoio. Segundo Temer, a reunião desta noite "sinaliza" que os governadores estão dispostos a colaborar com o governo petista.

A reunião entre Temer e Lula está marcada para quarta-feira, às 12h, em Brasília. Depois disso, ficou decidido que o presidente do partido deve convocar um conselho nacional para decidir qual será a posição do PMDB em relação ao segundo mandato de Lula.

Nota oficial

Leia a seguir a nota oficial divulgada pelos peemedebistas após o encontro.

"Os governadores Roberto Requião (Paraná), Eduardo Moreira (Santa Catarina), Germano Rigotto (Rio Grande do Sul), André Puccinelli (Mato Grosso do Sul) e Luiz Henrique (reeleito por Santa Catarina), reunidos em Florianópolis com o deputado federal Michel Temer, presidente nacional do partido, manifestam à Nação o desejo de que o PMDB dê suporte à governabilidade, baseada na retomada do desenvolvimento nacional, com base num novo pacto federativo, que viabilize os estados e os municípios, para a geração de emprego, a elevação da renda e a inclusão social.

Tomam, também, essa posição, para que as reformas política e tributária sejam realizadas já no próximo ano.

Nesse sentido, entendem que o partido tenha, como um todo, um relacionamento institucional com o Governo, participando, dentro desses parâmetros, de sua base de sustentação no Congresso Nacional."

Leia mais
  • Lula vai se encontrar com governadores da base aliada na próxima semana
  • Cabral anuncia José Mariano Beltrane como secretário de Segurança Pública
  • STJ nega habeas-corpus para filho de ex-governador Almir Gabriel
  • Governador tucano diz a Lula que PSDB vai dialogar com governo federal

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página