Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2006 - 13h11

Antes do encontro com Lula, Temer afina discurso com ala oposicionista do PMDB

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Antes de se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), está consultando a ala oposicionista do partido. Na manhã desta terça-feira, ele esteve com Jarbas Vasconcelos, ex-governador e senador eleito por Pernambuco, um dos mais críticos a uma aliança do PMDB com Lula.

A ala oposicionista também articula para tentar barrar o apoio ao segundo mandato do presidente Lula. Depois da conversa com Temer, Jarbas seguiu para um encontro com Joaquim Roriz, ex-governador do Distrito Federal, eleito senador em outubro, e que na campanha apoiou o tucano Geraldo Alckmin.

A decisão dos governadores do PMDB de aderirem ao governo acabou enfraquecendo o grupo oposicionista, que ensaia uma reação. No final de semana, os dois únicos governadores do partido que eram contra o governo --Luiz Henrique (SC) e André Puccinelli (MS)-- decidiram mudar de lado, garantindo a Lula o apoio dos sete governadores peemedebistas eleitos em outubro.

Nesta quarta-feira, Temer se reúne com o presidente Lula pela primeira vez depois da reeleição. O deputado apoiou Alckmin na disputa presidencial, mas tem indicado a interlocutores de Lula que não deve se opor se a maioria do partido quiser aderir ao governo. Em disputa está a sobrevivência de Temer no PMDB. O partido renova no próximo ano o comando da legenda. Se estiver contra a maioria, Temer pode perder o cargo de presidente.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página