Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2006 - 19h52

13º do Bolsa Família é despesa desnecessária, diz Mantega

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O ministro Guido Mantega (Fazenda) criticou hoje a decisão do Senado Federal de aprovar um benefício adicional equivalente ao 13º para as pessoas que recebem o Bolsa Família.

"É um gasto adicional a mais que está sendo criado. Acho ele desnecessário", disse.

De acordo com o ministro, isso descaracteriza o programa, que é dar condições para as famílias sobreviverem e, depois, saírem dessa condição.

Ontem, o plenário do Senado aprovou um projeto de lei que cria o 13º do Bolsa Família. O impacto fiscal da medida é da ordem de R$ 700 milhões. A justificativa do projeto foi criar uma gratificação natalina aos beneficiados.

O projeto será agora encaminhado a Câmara dos Deputados e, se aprovado, será encaminhado para sanção ou veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Estados

O ministro disse hoje que o governo federal irá estudar forma de ajudar os Estados e dar a eles maior capacidade de investimento. No entanto, voltou a afirmar que isso será feito respeitando a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

"Nós vamos ter que estudar com os Estados a situação de cada um. (..) Ver o que a União pode fazer dentro dos princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso não significa renegociação das dívidas."

Uma das hipóteses levantadas por Mantega no sentido de aumentar a capacidade de investimento dos Estados é a criação de fundos de desenvolvimento.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página