Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2006 - 17h50

Luis Carlos Barreto planeja filmar biografia do presidente Lula

Publicidade

da Folha Online

O cineasta e produtor Luis Carlos Barreto planeja começar as filmagens da biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de 2007. O filme será baseado no livro "Lula: o filho do Brasil", de Denise Paraná (co-roteirista), que contou com o aval do biografado. O projeto já está em fase de captação de recursos.

A obra, escrita a partir do depoimento de Lula e parentes, reconstrói a trajetória da família do presidente, a partir da migração de Caetés, em Pernambuco, para São Paulo, na década de 50, quando o futuro titular do Planalto tinha por volta de 5 anos.

A obra se detém na difícil relação familiar com o pai de Lula, que morreu em estado de quase indigência, e na figura materna de Dona Lindu, personagem freqüente até hoje nos discursos do presidente. O livro conclui com a consagração de Lula como líder sindical, na passagem dos anos 70 para os 80.

Devido ao peso de Dona Lindu na história do presidente, Barreto quer convidar a atriz Fernanda Montenegro para o papel. "D. Lindu tinha uma premonição em relação ao filho, dizia que ele ia ser diferente dos outros filhos, que ele teria uma profissão", afirma o cineasta.

Leia mais
  • Stedile diz que movimentos sociais vão pressionar mais o governo
  • PF quer ouvir mais petistas sobre dossiê antitucano
  • Presidente do PT diz que dívida de R$ 40 mi do partido é "normal"
  • Bastos afirma que sai do Ministério da Justiça no início de janeiro

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página