Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2006 - 09h33

Depois da posse, Lula tira dez dias de férias e José Alencar assume

Publicidade

VALDO CRUZ
da Folha de S.Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai tirar férias entre 5 e 15 de janeiro. Nesse período, o vice José Alencar assumirá a Presidência da República.

Apenas no retorno de Lula é que serão divulgadas as medidas encomendadas por ele para tentar destravar o crescimento da economia brasileira. Em seguida, ele vai fechar a montagem de seu ministério para o segundo mandato.

Durante seu período de descanso, Lula encarregou o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) de prosseguir os contatos políticos com os partidos aliados para adiantar as negociações de formação de sua nova equipe.

O novo ministério deve ser anunciado apenas no final de janeiro ou início de fevereiro. Até lá, o presidente espera que já esteja definido o processo de escolha dos presidentes da Câmara e do Senado.

Renan Calheiros (PMDB-AL) deve ser reeleito para comandar o Senado. Na Câmara, Lula preferia reconduzir Aldo Rebelo (PC do B-SP), mas agora aguarda as articulações em torno da candidatura do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

O local de descanso do presidente deve ser uma das bases da Marinha --Aratu (BA), Restinga da Marambaia (RJ) ou Guarujá (SP). Para tirar as férias, Lula cancelou a viagem que faria para a Nicarágua para participar da posse do novo presidente, Daniel Ortega.

Ministros

Alguns ministros vão aproveitar a ausência de Lula para também tirar alguns dias de descanso. Entre eles, Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento).

Os dois já estão praticamente confirmados para continuar nos mesmos cargos. Falta somente o anúncio oficial.

Também devem permanecer em seus atuais postos Dilma Rousseff (Casa Civil), Fernando Haddad (Educação), e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Ficam no governo, mas podem ter novas funções, os ministros Tarso Genro, Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Walfrido dos Mares Guia (Turismo). Genro está cotado para suceder Marcio Thomaz Bastos no Ministério da Justiça.

Leia mais
  • Lula sanciona lei de isenção fiscal para esportes
  • Aldo e Chinaglia disputam apoio do PMDB para presidência da Câmara
  • Depois da posse, Lula tira dez dias de férias e José Alencar assume
  • PT programa volta de Ricardo Berzoini ao comando do partido
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a preparação do segundo mandato de Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página