Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2007 - 16h35

Saiba mais sobre os fundadores da Igreja Renascer

Publicidade

da Folha Online

O casal Sônia Haddad Moraes Hernandes e Estevam Hernandes Filho fundou a Igreja Apostólica Renascer em Cristo em 1986. A estréia da nutricionista e dona de butique casada com o ex-gerente de marketing da Xerox no mundo da religião foi modesta: eles montaram um grupo de oração dentro da própria casa.

Com o crescimento do grupo, eles transferiram as orações para o piso superior de uma pizzaria. Pouco tempo depois, se mudaram para o prédio da avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci (São Paulo), sede internacional da Renascer.

Acusados de cometer os crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato, Sônia e Hernandes são donos de uma fortuna estimada em R$ 19 milhões, segundo reportagem da revista "Veja".

Entre as propriedades do casal estariam uma casa na Flórida (EUA), fazendas e um haras, o Reobot, na região de Atibaia (SP). Apesar da fortuna pessoal de seus fundadores, a Renascer acumula dívidas de R$ 12 milhões, como os aluguéis em atraso dos prédios da igreja.

Apóstolo Estevam

Divulgação
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Antes de fundar a Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Estevam Hernandes Filho, o apóstolo Estevam, tinha uma promissora carreira na área de vendas e marketing. Chegou a ocupar cargos de destaque em empresas como Itautec e Xerox, mas, no final dos anos 80, o que nasceu apenas como "estudos bíblicos" ganhou uma dimensão que o levou a abandonar tudo e, ao lado de sua mulher fundar uma das mais populares igrejas evangélicas do Brasil.

"Quando eu ainda estava na Xerox, já tínhamos começado alguns estudos bíblicos na minha casa e, em função até desse crescimento do estudo bíblico, nós iniciamos a igreja. Não era o meu objetivo fundar uma igreja, nós começamos com um pastor que depois da primeira reunião foi embora. Nesse período, já fazíamos também as reuniões no Livorno, mas foi exatamente no período em que a igreja começou efetivamente a se desenvolver", disse o apóstolo, em entrevista ao jornal "Gospel News".

Nascido em 22 de março de 1954, na Aclimação (zona sul de São Paulo), o apóstolo Estevam é pai de três filhos: Fernanda, Gabriel e Filipe. Ele é considerado um dos responsáveis pelo sucesso da música gospel no Brasil.

Foi o primeiro a implantar no país uma rede de rádio e televisão com programação totalmente dirigida com conteúdo cristão, a Rede Gospel de Televisão e a Rede Gospel de Rádio. É, também, o organizador da Marcha para Jesus no Brasil --evento que acontece simultaneamente em mais de 170 países-- em São Paulo e em outras cidades.

Presidente da Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil, entidade que congrega as igrejas que aceitam essa doutrina, Estevam é o único apóstolo brasileiro membro do Conselho Internacional de Apóstolos.

Ele também é autor de diversos livros religiosos, como "A Caminho da Felicidade", "O Caminho da Oração", "Como Não Morrer no Deserto", "Desafiando o Impossível" e "A Fumaça do Inferno".

A bispa

Nascida em São Paulo em 22 de novembro de 1959, Sônia foi a primeira mulher a ter um programa de televisão para evangélicos em cadeia nacional e, ao entrar no campo das pregações --tanto na igreja como na TV-- enfrentou preconceitos quando ocupou um território até então tradicionalmente masculino.

Divulgação
Bispa Sônia, da Renascer
Bispa Sônia, da Renascer
Em 1993, Sônia fundou a Renascer Praise, grupo que reúne e promove artistas do estilo gospel. Os músicos do Renascer Praise são as principais atrações de eventos evangélicos também organizados por Sônia, desta vez por meio da Fundação Renascer.

O principal deles é a Marcha para Jesus que reuniu cerca de 3 milhões de pessoas na avenida Paulista (região central de São Paulo) em junho de 2006.

Em uma entrevista à revista "IstoÉGente", publicada em 20 de maio de 2002, Sônia afirmou que pensou em matar os filhos e se matar no início dos anos 80. O motivo, de acordo com a entrevista, seria uma crise no casamento.

Sônia teria desistido da idéia, conforme contou na entrevista, quando um pastor tocou a campainha de sua casa. "Ele me disse que eu ia passar por um período ruim. E não deveria fazer nada contra minha vida nem contra a dos meus filhos, porque Deus tinha um grande propósito para minha vida, um grande plano e que me usaria muito", diz Sônia em um trecho da entrevista.

Leia mais
  • Impasse sobre candidato da base aliada continua; Lula deve intervir
  • Polícia norte-americana prende fundadores da Renascer
  • Advogado descarta prisão no Brasil de fundadores da Renascer
  • Saiba mais sobre a Igreja Renascer em Cristo
  • Ministério Público deve pedir novamente a prisão de fundadores da Renascer
  • Teoria da Prosperidade, expansionismo e música são "bases" da Renascer

    Especial
  • Leia a mais sobre a Igreja Renascer
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página