Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/02/2007 - 19h07

Inquérito sobre violação do sigilo de caseiro vai para STF

Publicidade

da Folha Online

A eleição do ex-ministro Antonio Palocci como deputado federal (PT-SP) determinou a subida do inquérito sobre a violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa para o STF (Supremo Tribunal Federal). A Justiça Federal confirmou que o processo já saiu da 10ª Vara Federal nesta semana.

O inquérito provocou a saída do então ministro da Fazenda e "homem forte" Palocci do governo. Os dados bancários do caseiro vazaram para a internet, logo após a participação do caseiro à CPI dos Bingos. Em seu depoimento, Francenildo disse ter visto Palocci na mansão usada em Brasília por lobistas para fechar negócios suspeitos e promover festas com prostitutas. O ministro havia negado por diversas vezes ter freqüentado essa casa.

A Polícia Federal entrou no caso para investigar o vazamento e tomou o depoimento do então presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso. O executivo disse à PF que entregou o extrato de Francenildo para Palocci no dia 16 de março --um dia antes da publicação dos dados na imprensa, no início de março de 2006.

Ainda que Mattoso tenha assumido sozinho a responsabilidade pela extração dos dados bancários de Francenildo, a posição do ministro ficou insustentável e ele pediu afastamento do cargo, no dia 27 daquele mês.

A PF indiciou o ex-ministro Antonio Palocci por quatro crimes: quebra de sigilo bancário e funcional, prevaricação e denunciação caluniosa. Mattoso foi indiciado por quebra de sigilo bancário e funcional. A PF também pediu o indiciamento do jornalista Marcelo Netto, ex-assessor de comunicação de Palocci, por violação de sigilo bancário.

Leia mais
  • Disputa pela presidência do PMDB preocupa Lula e atrasa reforma ministerial
  • Líderes partidários definem comissões na Câmara; megabloco fica com 11
  • Grupo do PT defende plebiscito e fim da reeleição e critica "refundação"
  • 52 recursos contra candidatos eleitos em 2006 chegam ao TSE
  • Blog do Josias: PSDB faz pesquisa e monta estratégia para 2010

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ex-ministro Antonio Palocci
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página