Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2007 - 12h23

PT fará debates preparatórios para o 3º Congresso do partido

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo, em Salvador

O Diretório Nacional do PT está organizando para a segunda quinzena de março debates preparatórios para o 3º Congresso Nacional do partido.

Os debates, em doze cidades do país, nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, ocorrerão às sextas-feiras à noite (dias 16, 23 e 30) --um debate geral sobre o Congresso, entre palestrantes indicados consensualmente pela comissão organizadora nacional--; e aos sábados (dias 17, 24 e 31) --duas mesas (uma de manhã e outra a tarde) entre as teses inscritas no dia 7 de março.

O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, e chega amanhã aos 27 anos com o sistema de tendências em crise e com o grupo dirigente que levou o partido à Presidência (o chamado Campo Majoritário) fragmentado e em implosão contínua.

Reunido em Salvador para o encontro do Diretório Nacional, dirigentes dessas diferentes tendências vão debater, a partir de amanhã, quatro teses --sobre o futuro e comando do PT, além de debates ideológicos e econômicos-- que revelarão como 2007 será um ano de longa guerra interna pelo controle da legenda.

A guerra interna petista começa oficialmente amanhã, quando o Diretório Nacional formaliza o lançamento do 3º Congresso do partido. As teses começarão a ser discutidas, mas até 7 de março, poderão ser mudadas ou fundidas.

A tese vencedora no 3º Congresso, marcado para o início de julho em Brasília, será uma prévia da nova direção que deverá ser eleita ainda em 2007. Por ora, há desejo da maioria do partido de encurtar o mandato dos atuais dirigentes, eleitos para mandato de três anos em 2005, e realizar novo PED (Processo de Eleição Direta) no final do ano (15 de novembro).

Confira a programação dos debates:

16 e 17 de março
Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre e Rio de Janeiro

23 e 24 de março
Teresina, Rio Branco, Aracaju e São Paulo

30 e 31 de março
Salvador, Fortaleza, Distrito Federal e Recife

Leia mais
  • André Puccinelli suspende programa social em MS
  • TSE vai julgar pedido para cassar prefeito alagoano acusado de compra de votos
  • Inquérito sobre violação do sigilo de caseiro vai para STF
  • Partidos apresentam projeto para alterar divisão do fundo partidário

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o 3º Congresso do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página