Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2007 - 13h21

PMDB-SP declara apoio à reeleição de Michel Temer

Publicidade

da Folha Online

O diretório paulista do PMDB declarou hoje apoio à reeleição do deputado Michel Temer (PMDB-SP) para a presidência nacional do partido. O PMDB decide na convenção de março o nome do presidente da legenda.

"Eu acredito que o Nelson Jobim, que é uma pessoa que nós respeitamos, seria um grande presidente [do PMDB], mas nesse momento, quem soma o partido é o Temer", disse o ex-governador Orestes Quércia, presidente do PDMB paulista.

O adversário de Temer na disputa é o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Nelson Jobim. Além do PMDB-SP, Temer também conta com o apoio de parte da bancada peemedebista na Câmara Federal. Jobim, por sua vez, é o preferido do Planalto e tem o apoio dos senadores José Sarney (PMDB-AP), Renan Calheiros (PMDB-AL) e Pedro Simon (PMDB-RS).

Temer não participou do encontro, pois está em Brasília reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No encontro, Temer deve discutir com Lula a participação do PMDB no segundo mandato do petista.

Partidos que fazem parte da coalizão, como o PMDB, não gostaram do documento aprovado no final de semana pelo PT, que pede maior participação no governo Lula. Entre os ministérios pedidos pelo PT está o das Comunicações, que hoje é ocupado pelo peemedebista Hélio Costa. O PT também quer ministérios das áreas sociais, de infra-estrutura e econômica.

Candidatura única

"Se houver disputa, nós corremos o risco de dividir o partido outra vez. Nós só conseguimos uma unidade com muito esforço", acrescenta.

Segundo Quércia, o fato de Temer ter sido chamado para conversar pelo presidente Lula fortaleceu sua candidatura.

O governador afirma que vai se esforçar para que o PMDB chegue às eleições para o Diretório Nacional com uma candidatura única. Ele evitou comentar qual o nível de divisão dos diretórios regionais do partido em torno das duas candidaturas, mas admitiu que a empreitada "não será fácil".

Segundo o blog do Josias, Lula cogitou a possibilidade de acomodar Temer na Esplanada dos Ministérios para evitar a disputa entre ele e Jobim. "A julgar pelos movimentos que fez nas últimas horas, a idéia de vir a ocupar um ministério não passa pela cabeça de Temer. O deputado agendou para [esta] segunda-feira um ato público de lançamento de sua recandidatura à presidência do PMDB", diz o blog do Josias.

Leia mais
  • Lula se reúne com PMDB para discutir reforma ministerial
  • Chinaglia testa "linha dura" com pacote sobre segurança
  • Lula diz que discutirá meio ambiente com George Bush
  • Ala do PMDB cobra rapidez de Lula em reforma ministerial
  • Livro de Leôncio Martins Rodrigues analisa perfil da Câmara dos Deputados
  • Livro "Políticos do Brasil"mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página