Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2007 - 13h18

Cerca de 2 milhões de eleitores podem ter títulos cancelados

Publicidade

da Folha Online

Os 1.896.813 eleitores que não votaram nem justificaram ausência nas três últimas eleições consecutivas podem ter seus títulos eleitorais cancelados, segundo informou nesta sexta-feira o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na próxima segunda-feira, a relação dos nomes e respectivas inscrições dos eleitores faltosos devem ser afixadas nos cartórios eleitorais.

Quem não comparecer ao cartório, no prazo de 60 dias --ou seja, até 26 de abril-- para comprovar o exercício do voto, o pagamento da multa correspondente (entre R$ 1,06 e R$ 3,51) ou a justificação da ausência terá sua inscrição cancelada automaticamente.

Para o cancelamento, o tribunal considera as ausências ao referendo do desarmamento, realizado em outubro de 2005, e aos dois turnos das eleições de 2006 --cada turno é considerado uma eleição.

O Estado de São Paulo concentra o maior número de eleitores com o título em risco --381.655. Em seguida vem Minas Gerais, com 217.053 eleitores, e Rio de Janeiro, com 160.011. No exterior, 5.744 eleitores podem ter seus títulos cancelados.

Leia mais
  • Justiça manda sem-terra deixar fazenda no Pontal do Paranapanema
  • Lula diz que Brasil era governado apenas para regiões que faziam pressão
  • PT caminha para apoiar tucano para presidência da Assembléia de SP
  • Lula sinaliza que PC do B permanecerá com Ministério dos Esportes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre títulos cancelados
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página