Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2007 - 18h20

PDT quer emplacar Paulinho ou Lessa no Ministério da Previdência

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

Com a recusa do presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), de aceitar o Ministério da Previdência, dirigentes do PDT decidiram brigar pela vaga. O nome mais forte para assumir a pasta é o deputado Paulo Pereira da Silva (SP), o Paulinho, da Força Sindical.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria preferência, no entanto, pelo deputado Miro Teixeira (RJ), líder do partido. Miro respondeu pelo Ministério das Comunicações de janeiro de 2003 a janeiro de 2004.

O PDT não ocupa cargos no governo desde 2003, quando rompeu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda sob o comando de Leonel Brizola.

Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, qualquer ministério que tenha relação com as bandeiras do partido será bem vindo.

"Se for designado para o partido o Ministério da Previdência será bem vindo porque é uma pasta de grande importância. O partido vai assumir com muito respeito", afirmou.

Lupi negou que o partido já tenha indicado o nome de Paulinho para Lula. No PDT quem decide sobre as indicações é a Executiva. "Ele é um nome e temos vários outros", disse.

Lupi citou como ministeriável o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa. Paulinho, no entanto, tem o apoio da bancada. Ele até desistiu de disputar a liderança do partido na Câmara, o que abriu caminho para Miro ser eleito sem disputa.

O PDT tinha como primeira opção o Ministério da Educação, mas o presidente Lula já sinalizou que deve manter Fernando Haddad na pasta, o que fez o partido mudar de planos. Outros ministérios cobiçados eram Minas e Energia --que está sob o comando do PMDB--, e do Trabalho, dirigido pelo PT. Essas duas pastas também não devem ter mudanças.

Leia mais
  • Ministro da Agricultura busca apoio da bancada ruralista para ficar no cargo
  • PP insiste em ficar com Cidades e complica indicação de Marta
  • Lula oferece Previdência Social a Temer, que recusa o convite
  • PT define nomes para Conselho de Ética e discute presidência com aliados
  • Lula diz que não tem "espada na cabeça" para apressar troca de ministro
  • Livro "Políticos do Brasil" mostra evolução do patrimônio dos deputados

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página