Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2007 - 14h18

Lula defende redução de subsídios "nefastos" dos EUA

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

Poucas horas antes da chegada do presidente norte-americano, George W. Bush ao Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje a redução dos subsídios "nefastos" dados pelo governo dos Estados Unidos aos agricultores americanos.

O governo brasileiro defende que esse é um dos fatores necessários para o avanço da Rodada Doha. Lula disse ainda que sem acordo na área comercial que possibilite o desenvolvimento dos países mais pobres, não será fácil combater a pobreza e o terrorismo.

'Se não houver acordo para possibilitar uma chance aos países pobres do planeta nós não iremos combater com muita facilidade nem a pobreza, nem a fome e muito menos o terrorismo', disse.

Para a conclusão da Rodada Doha, iniciada em 2001 e que deveria ser concluída em 2004, Lula pediu a flexibilização do acesso ao mercado agrícola europeu. Em troca, Brasil e os países do G-20 fariam um oferta melhor para o acesso aos produtos industrias e serviços.

'Está na hora de uma decisão política. Queremos que a União Européia flexibilize o acesso ao mercado agrícola dos países mais pobres. E nem falo do Brasil, que tem competitividade na área agrícola. O que nós queremos é que os Estados Unidos diminuam os subsídios, tão importante para os agricultores norte-americanos mas tão nefastos para o livre comércio', disse.

A solicitação foi feita ao presidente da Alemanha, Horst Koehler, que está em visita oficial ao país. Lula prometeu conversar sobre o mesmo tema com o colega americano amanhã.

'A Rodada Doha representa a única chance para atacarmos esses males [pobreza e a fome] em escala mundial', completou Lula.

Para Koehler, a conclusão da Rodada de Doha é uma prioridade para o governo alemão.

'Há muita insegurança no globo. É preciso emitir um sinal e confiança e o comércio internacional é capaz de cooperar. Os que alimentam o terrorismo é realmente preciso nos contrapormos a isso com desenvolvimento comercial e combatermos a pobreza', disse o presidente alemão.

A Rodada Doha foi iniciada em 2001 e deveria ser concluída em 2004. O objetivo era o fim dos subsídios agrícolas e das tarifas de importação restritivas que impedem o acesso dos produtos agrícolas de países mais pobres aos mercados europeu e norte-americano. Em trocas, esses países abriram o mercado de bens industrializados e serviços.

Leia mais
  • Kassab recepcionará presidente Bush no aeroporto
  • Direitos humanos estão na agenda de Bush no Brasil
  • Militantes do PSOL queimam boneco de Bush em frente ao Congresso
  • Plano anunciado por Bush para América Latina é reciclado
  • CET não divulgará rotas alternativas com visita de Bush a São Paulo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita de Bush ao Brasil
  • Enquete: O encontro entre Lula e Bush pode alavancar a produção do álcool brasileiro?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página