Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2007 - 19h30

Violência é principal problema para 31% dos brasileiros

Publicidade

da Folha Online

A violência é hoje o maior problema do Brasil segundo pesquisa Datafolha publicada na edição da Folha de S.Paulo deste domingo. A taxa dos que responderam espontaneamente que a violência é o principal problema do país saltou de 16%, em dezembro, para 31%, agora.

O Datafolha também aponta que subiu de 11% para 25% o percentual de brasileiros que consideram segurança/violência como a área de pior desempenho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No primeiro mandato, a maior preocupação da população era o desemprego.

De acordo com a pesquisa Datafolha, 22% dos entrevistados apontaram o desemprego como maior problema do governo Lula --eram 49% em março de 2004.

Essa evolução na percepção da violência como área crítica do presidente Lula ocorre após uma série de casos que chocaram o país, como a morte do menino João Hélio, de 6 anos, que ficou preso ao cinto de segurança do carro, roubado no dia 7 de fevereiro, e morreu depois de ser arrastado por 7 km pelos criminosos em fuga, no Rio.

A pesquisa também mostra que a avaliação do governo federal piorou. As menores taxas de aprovação a Lula estão concentradas nas capitais, em grandes regiões metropolitanas e em Estados como São Paulo e Rio.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de março em todo o país e ouviu 5.700 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Leia a pesquisa completa na edição deste domingo da Folha (só para assinantes).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas do DataFolha
  • Assine a Folha de S.Paulo
  • Leia o que já foi publicado sobre violência
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página