Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2007 - 18h11

Confira a íntegra do bate-papo sobre a visita do papa ao Brasil

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com os jornalistas Rafael Cariello e Leandro Beguoci sobre a visita do papa Bento 16 ao Brasil. O texto reproduz a forma como os participantes digitaram. Participaram do bate-papo 706 pessoas.

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com os jornalistas Rafael Cariello e Leandro Beguoci sobre a vinda do papa Bento 16 no Brasil. Para enviar sua pergunta, selecione os nomes dos convidados no menu de participantes. São os primeiros da lista.

(05:04:40) AMO BABADONOVO fala para Leandro Beguoci: o papa vai vim ao brasiml quando?

(05:05:52) Leandro Beguoci: AMO BABADONOVO, ele fica em São Paulo entre 9 e 11, depois vai para Aparecida, fica na cidade até o dia 13 e depois retorna a Roma

(05:06:22) VVVVV fala para Leandro Beguoci: qual é a principal função dessa visita?

(05:08:01) Leandro Beguoci: VVVVV, é difícil especificar, mas há alguns temas sobre os quais a gente pode pensar. É a primeira visita do papa a um país fora do hemisfério norte, o maior país católico do mundo e, atualmente, um dos lugares onde a Igreja Católica mais perde fiéis. Estes são alguns pontos que podem ajudar a explicar a visita do papa ao país

(05:08:08) Anna fala para Leandro Beguoci: Para nós católicos é mto importante a vinda do Papa para o Brasil. Porém acho um exagero o alto custo desse emprendimento da Fé. Gostaria de saber sua opinião.

(05:10:22) Leandro Beguoci: Anna, até agora, o único lugar que divulgou os custos da visita foi a cidade de Aparecida. O palco onde o papa rezará custará cerca de 900 mil reais. Em São Paulo, ainda não sabemos os gastos nem quando será pago pela Igreja Católica nem quanto caberá ao Estado. Acho apenas que a Igreja tem o direito de gastar o quanto ela achar necessário para receber seu representante máximo. Se isso é bom ou ruim, acho que cabe aos fiéis dizer aos seus bispos e padres.

(05:10:22) Rafael: betinho, o papa só visita o Brasil desta vez. ele vem para abrir a 5ª conferência do episcopado (conjunto de bispos) da América Latina. Volta para Roma em seguida.

(05:10:46) betinho fala para Rafael: voce acha que com essa visita possa ser que diminua um pouco a violencia no pais , ou voce acha que naum vai interferir em nada nesse sentido ?

(05:11:04) pudim fala para Leandro Beguoci: somos a maior religiao catolica do mundo, e aqui a violencia anda a solta, o papa e os organizadores, tem medo do brasil?

(05:11:34) Rafael: betinho, acho que não. não interfere dessa maneira, não.

(05:11:34) Henri Sobel fala para Rafael: Qual deve ser a principal bandeira defendida pelo Papa aqui no Brasil?

(05:11:46) Luis galdino fala para Leandro Beguoci: tu acha q algum santo brasileiro pode ser "oficialmente" um santo?

(05:12:10) Leandro Beguoci: Pudim, até o que sabemos, o esquema de segurança no Brasil será bem reforçado (mas não mais que na Turquia, por exemplo)

(05:12:42) Rafael: sobel, ele deve reafirmar os valores tradicionais defendidos pela igreja católica.

(05:12:48) Sandro fala para Leandro Beguoci: quando João Paulo II veio ao Brasil havia junto ao carisma dele uma clara divergência doutrinária entre os fiéis e o pensamento/ensino do Santo Padre... Qual o cenário de hoje?

(05:12:53) Matrix fala para Rafael: Quantas pessoas são esperadas para a primeira missa do papa aqui no Brasil?

(05:13:11) Leandro Beguoci: Luis Galdino, frei Galvão nasceu no Brasil, em Guaratinguetá, e será, oficialmente, o primeiro santo nascido no país. Ele será canonizado no dia 11 de maio, em SP

(05:13:23) Rafael: matrix, fala-se em 1,5 milhão de pessoas.

(05:14:00) Mauro fala para Leandro Beguoci: Leandro, no dia 10 o Papa vai participar de um encontro com a juventude. Por que o cerimonial preferiu que os participantes fossem todos católicos praticantes, já que a CNBB é que distibuiu os convites. Isso é questão de segurança ou de evitar algum constrangimento?

(05:14:17) Leandro Beguoci: Sandro, boa pergunta. Ainda não uma pesquisa abrangente no país que mostre qual o pensamento médio dos fiéis católicos do país. Mas sabe-se que este papa segue fielmente João paulo 2º

(05:14:17) luiz henrique fala para Leandro Beguoci: nos jornais se fala da beatificção mais não expressa sobre a participação do para na reunião dos bispos. tem alguma participação nesta reunião em aparecida?

(05:15:02) Ademir fala para Rafael: Em que a igreja pretende em relação a censura imposta ao livro escrito pelo telogo da TL, e o que o papa pretende falar respeito aos fieis?

(05:15:38) Leandro Beguoci: Mauro, o encontro com a juventude foi um pedido do próprio papa. A distribuição pela CNBB foi uma maneira, até o que sabemos, de prestigiar a juventude que já participa ativamente da Igreja Católica.

(05:16:16) Mira fala para Leandro Beguoci: O Papa se mostrou muito diferente do que ele realmente é, tem superado as expectativas, será que ainda podemos esperar muito mais dele?

(05:16:28) Rafael: ademir, não sei se entendi direito a sua pergunta. não sei se o papa falará sobre a teologia da libertação no brasil. ele foi um crítico severo dessa linha enquanto cuidava da doutrina para a fé, no vaticano.

(05:16:46) Leandro Beguoci: luiz henrique, você tem razão. A Conferência de Aparecida é um evento de grande importância para a definição dos rumos do catolicismo no continente. Não tem a mesma importância simbólica da canonização de frei Galvão, mas é o que, de fato, vai determinar o rumo da igreja no continente para os próximos 10,20 anos.

(05:17:12) Raul Prado fala para Leandro Beguoci: as últimas declarações do papa foram duras demais quanto a um segundo casamento entre pessoas, vc acha q essas declaraçoes podem de alguma forma afastar os católicos da igreja?

(05:18:20) Álvaro pergunta para Leandro Beguoci: algumas pessoas falam que o papa bento XVII no têm tanto carisma qunto o antercessor o que você acha?

(05:18:26) Perseu fala para Leandro Beguoci: alem da canonização de frei galvão, qual outro motivo trás o papa ao Brasil?

(05:18:59) Leandro Beguoci: Mira, sempre pairou sobre Bento 16 a imagem de uma pessoa rígida, severa demais. Alguns teólogos e pessoas que convivem com ele dizem que a impressão é equivocada e que o papa é até mesmo afável na vida privada. Acho que as primeiras medidas do seu pontificado amenizaram um pouco a impressão de dureza que se tinha dele. Afinal, visitar a Turquia não é pouca coisa

(05:18:59) luiz henrique fala para Leandro Beguoci: mais vcs tem uma idéia dos temas centrais a serem tratados nesta conferencia?

(05:20:12) Coroinha fala para Leandro Beguoci: Rafael, você estudou em escola católica?

(05:20:24) Rafael: coroinha, estudei, sim, no santo inácio, no rio.

(05:20:48) Leandro Beguoci: Raul Prado, difícil dizer. Muitos católicos não orientam sua vida privada pelas declarações da igreja. Mas acho que muita gente pode ter ficado chateada com as declarações. Porém, não acho que as pessoas definem se vão ficar ou sair da igreja por causa das declarações do papa

(05:21:00) Raul Prado fala para Leandro Beguoci: Recentemente na visita do presidente americano ao Brasil o esquema de segurança foi extremamente rigido e causou muitos transtornos a população de são paulo, a visita do papa terá esquema parecido ou igual?

(05:21:50) Sandro fala para Leandro Beguoci: Embora ele, Bento XVI, tenha visão doutrinária bastante rígida, as suas ações relativas ao diálogo ecumênico e inter-religioso têm sido fecundas de simbologia... tanto que ele vai se encontrar com um grupo aqui no Brasil (li isso hoje no site oficial da visita). Para o mundo plural, o que dizer de alguém que tem a obrigação de "defender" o "depósito da fé"?

(05:21:50) Leandro Beguoci: Alvaro, João Paulo 2º foi ator na juventude, Bento 16 sempre foi professor universitário. Um tem o domínio da imagem, outro da palavra. Em Roma, dizem, o turismo aumentou depois da eleição de Bento 16

(05:22:35) Leandro Beguoci: Perseu, a Conferência de Aparecida é essencial para entender a visita do papa

(05:22:35) Mira fala para Leandro Beguoci: Quais assuntos vcs acham importante para se tratar nessa vinda do Papa em países tão violentos como o Brasil?

(05:23:18) Coroinha fala para Rafael: Rafael, você concorda que o segundo casamento seja uma praga?

(05:23:18) Leandro Beguoci: luiz henrique, podemos falar em quatro grandes temas: o que é ser católico no mundo de hoje, por que as pessoas deixam o catolicismo, qual a postura da igreja diante dos problemas da América Latina e de que forma o catolicismo pode continuar sendo relevante para o mundo de hoje

(05:23:18) neandro pergunta para Leandro Beguoci: A manchete na Folha: 2o casamento é considerdo uma praga social náo foi muito para um assunto periférico do texto escrito por Bento 16?

(05:24:20) Leandro Beguoci: Raul Prado, o esquema de segurança do papa ainda não foi divulgado. Mas temos de lembrar que o papa é diferente de Bush em várias questões, inclusive nos sentimentos que desperta nas pessoas

(05:24:32) Rafael: coroinha, não. mas é preciso dizer que o papa acha o divórcio uma praga (ou uma chaga), e não os divorciados.

(05:25:02) pugliesi fala para Rafael: Rafael, você poderia resumir um pouco a última exortação apostólica de Bento XVI que tem dado o que falar?

(05:25:46) joão fala para Leandro Beguoci: Dom Claudio é um cardeal de mente aberta, e como prefito de roma (ministro) creio que sera muito bom para a igreja no mundo e principalmente no Brasil

(05:25:52) Leandro Beguoci: Sandro, ser papa no mundo de hoje deve ser umas das profissões mais ingratas do mundo. Você guarda uma tradição de 2 mil anos. A igreja é a instituição mais duradoura do mundo de hoje

(05:26:49) Ademir fala para Rafael: Você não acha que em muitos assuntos a igreja tem andando na contramão da sociedade e fecha os olhos para causas sociais calando vozes proegressistas e ao mesmo tempo incentivando ou tolerando setores atrasados como a RCC?

(05:27:07) Rafael: pugliesi, não dá para resumir o sacramentum caritatis aqui, em algumas linhas. o papa procurou reafirmar alguns valores caros à igreja. houve muitos mal-entendidos, como sobre o uso do latim, por exemplo. ele defende que o latim seja usado apenas em algumas missas, internacionais. sobre o casamento e o divórcio, há uma longuíssima discussão sobre o sentido da palavra "praga" e a correta tradução do texto de bento 16.

(05:27:07) Leandro Beguoci: Mira, a visita do papa é importante do ponto de vista do diálogo entre religiões. O Brasil é um país laico e onde há liberdade de religião. Não é à toa que será no país que ele terá seu maior encontro ecumênico

(05:28:08) franciscco fala para Rafael: como fazer uma relação entre o encontro inter-religioso do papa e a perseguição a cristãos no mundo mulçumano?

(05:28:28) Rafael: Ademir, a Igreja é por definição uma instituição conservadora. Em muitos assuntos ela considera seu dever ir na contra-mão da sociedade. este papa, no entanto, não estimula a renovação carismática. creio que ele é tão crítico dela quanto é crítico da Teologia da Libertação.

(05:28:40) Leandro Beguoci: neandro, depende do que você chama de periférico. O casamento é algo essencial na vida dos católicos. Tudo o que o papa diga sobre isso tem muito interesse e é importante para que as pessoas saibam o que pensam o líder máximo da sua religião ou o líder máximo na religião predominante do país onde elas vivem

(05:29:22) Rafael: francisco, são coisas distintas. não tenho informações precisas sobre essa perseguição a que vc se refere, mas, ainda que ela ocorra, isso não deveria nunca ser impedimento para o diálogo inter-religioso. Ao contrário.

(05:29:54) Leandro Beguoci: joão, d. Cláudio é o primeiro brasileiro na Cúria Romana desde meados da década de 90. Muita gente interpretou a ida dele ao Vaticano como um sinal de que o papa gostaria de receber informações confiáveis e diferentes sobre o panorama do catolicismo na América Latina

(05:29:54) Da Vinci fala para Leandro Beguoci: Fala-se no momento sobre repasse de recursos federais para ajudar a cidade de Aparecida a se preparar para a visita do Papa. Eu, pessoalmente, acho um absurdo. Por que se gasta tanto para aparentar riqueza para o chefe de uma Igreja que, teoricamente, fez votos de pobreza e desprendimento? E por que um governo laico pela Constituição deveria repassar este tipo de recurso? (Tenho certeza que o mesmo não aconteceria se um Bispo da Igreja Universal viesse ao país).

(05:30:12) Coroinha fala para Rafael: Rafael, o que você acha de a Sandy ter sido vetada para fazer show na visita do papa?

(05:30:32) Rafael: coroinha, eu, como o caetano, simpatizo com a sandy.

(05:31:02) luiz henrique fala para Leandro Beguoci: mais vendo a vida das outras conferencias: vemos que ate hj muito do que foi discutido nao foi colocado em "pratica" como fazer essa conferencia chegar ate as pessoas?

(05:31:08) Leandro Beguoci: Da Vinci, esta é uma questão que certamente aparecerá durante a visita. É uma queixa de muita gente, pode ter certeza

(05:31:08) franciscco fala para Rafael: sabe, Rafael, eu não diria ir na contramão, mas apresentar aquilo que ela acredita, à luz do Evangelho,c omo sendo a mão correta. neste sentido o que ela faz é conservar sua identidade.

(05:32:03) Rafael: francisco, sim, faz sentido. ocorre que em muitas matérias, quando a igreja defende o que ela acredita, ela vai na contra-mão de "tendências" da sociedade.

(05:32:36) Sandro fala para Leandro Beguoci: Bento XVI é duro nas críticas que faz à "ditadura do relativismo" e agora com a União Européia que rejeita suas origens cristãs. O que podemos esperar da Europa (que nos evangelizou!) neste quesito: vivência da fé e transmissão de valores?

(05:32:36) Leandro Beguoci: luiz henrique, não tenho uma resposta quanto às outras conferências. Elas deram respostas para o mundo daquela época, e o mundo mudou muito nestes últimos anos.

(05:32:54) beato salu fala para Rafael: Rafael, além da Sandy, vc. simpatiza também com o Bento 16?

(05:33:38) Rafael: beatu salu, sim, simpatizo, sim. o que não significa que concorde com todas as suas posições. acho que ele é em geral mal-compreendido.

(05:33:56) Leandro Beguoci: Sandro, um dos principais pontos do papa é que ele não separa a Europa do cristianismo. Para ele, a identidade da Europa é cristã. Mas como você deve ter visto no final de semana, os europeus hoje não querem saber muito de religião, nenhuma religião, atualmente

(05:34:32) marcelo fala para Rafael: NA SUA OPINIAO VC ACHA Q A SANDY FOI VETADA JUSTAMENTE CMO DANYELA MERCURY QDO IA SE APRESENTAR AO PAPA CANTANDO NA ITALIA E FOI GERADA APOLEMICA DE Q ELA TERIA SIDO VETADA POR JUSTAMENTE TER FEITO CAMPANHA NO BRASIL FAZENDO APOLOGIA AO USO DAO PRESERVATIVO?????

(05:34:40) Álvaro fala para Leandro Beguoci: Quando o conclave elegeu o cardeal Josef Ratzinger Papa e revista veja publicou na 1º página "A IGREJA CONGELADA", você não acha que peante as exetativas iníciais o Papa Bento XVI estar se saindo mais liberal que o antercessor?

(05:35:41) Leandro Beguoci: Álvaro, muita gente acha que este papa tem dado mais sinais do que entendemos por abertura do que João Paulo 2º. Mas acho que é muito cedo ainda para avaliar a linha exata deste papado.

(05:35:47) Rafael: marcelo, eu sei lá, cara. isso teria que ser perguntado à igreja. há muita especulação sobre isso. mas ninguém se manifestou oficialmente sobre a saída da sandy.

(05:35:59) Jairo Jr fala para Leandro Beguoci: Leandro gostaria de saber sua opinião sobre a Relação Papa Bento 16 e a RCC do Brasil? Representada na figura do Padre Marcelo Rossi

(05:36:17) beato salu fala para Rafael: Rafael, quando um papa é mal-compreendido, a culpa é dele ou dos fiéis?

(05:37:13) Leandro Beguoci: Jairo Jr., a carta do papa em que ele fala sobre o divórcio pede que as missas valorizem o silêncio e evitem excessos. O papa gosta de Mozart e de canto gregoriano. Acho que uma showmissa do padre Marcelo não agradaria muito Bento 16, não

(05:37:25) Jairo Jr fala para Leandro Beguoci: Você acredita que a Confêrencia de Aparecida possa trazer à América Latina através de suas propostas desenvolvimento ecônomico ou pelo menos um afastamento deste povo da linha de pobreza ou será esta mais um ato litúrgico?

(05:37:25) Rafael: beatu salu, no caso deste papa, dos dois. há um problema de diálogo entre a igreja e a modernidade. falam de lugares diferentes, com pressupostos diferentes, e por isso não se entendem. acho qeu a função do jornalismo é tentar esclarecer que lugares e pressupostos são esses.

(05:37:57) Da Vinci fala para Leandro Beguoci: Será que Bento XIV tem ciência de sua falta de carisma, e da extrema desvantagem que leva quando comparado com João Paulo II? Eu tinha muito respeito por João Paulo II e pela imagem de paz e benevolência que ele conseguia transmitir --mas não consigo sentir na positivo em relação a Bento XIV, que me passa às vezes a impressão de estar quase que "deslumbrado" com seu status de Papa.

(05:38:53) neandro pergunta para Leandro Beguoci: Estou fazendo muitas perguntas que náo estáo sendo selecionadas, tem algum critério para seleção? Por exemplo: questiono a razão do destaque, diante de um documento tão rico, ter sido dado para a questão do casamento em 2o união. Por que náo foi enfocada o item que fala da comunhão, por exemplo?

(05:38:59) Leandro Beguoci: Jairo Jr., acho que um dos grandes problemas desta conferência é que nem os bispos sabem muito bem que continente é esse. Algo que aparece muito na conversa com eles é uma dúvida tremenda sobre que rumos seguir no continente. Não em questão de fé ou doutrina, que isto, para eles, é indiscutível. Mas na relação com os fiéis e com as instituições da sociedade contemporânea

(05:40:07) Leandro Beguoci: Da Vinci, não sei o que o papa sente. Em Roma, dizem que ele é um sujeito afável. Mas o Leonardo Boffl, por exemplo, acha que afável não é exatamente a melhor maneira de descrever Bento 16

(05:40:50) Sandro fala para Leandro Beguoci: você arriscaria um prognostico para a Igreja Católica no Brasil? O novo ministro da saúde diz-se ser favorável à legalização do Aborto. Será que o Papa vai investir contra essa "opinião"?

(05:41:02) marcelo fala para Rafael: VCS TB SAO CONTRA A UNIAO ENTRE DUAS PESSOAS DOMESMO SEXO ASSIM CMO O PONTIFICE????O Q VCS ACHAM DA OPINIAO DO PAPA EM RELAÇAO A ESTE ASSUNTO????POR FAVOR NOS RESPONDAM!!!!

(05:41:38) Rafael: marcelo, eu não sou contra a união civil de homossexuais.

(05:41:52) Leandro Beguoci: Neandro, a imprensa tem limitações. Seu papel é mostrar à sociedade aquilo que tem mais relação com a sua vida. E o casamento é algo presente na vida de católicos praticantes e não-praticantes. Mas a matéria da Folha sobre o documento fala que o texto versa, principalmente, sobre a estrutura da missa

(05:41:58) Ademir fala para Rafael: Bento XVI tem sido prejudicado em assunto de carisma devido ter de substituir um papa que ficou muito tempo e mantinha uma relação mais ampla com a diversidade do mundo, o que não parece ser a inclinação deste?

(05:42:04) Pedro fala para Leandro Beguoci: Rafael, você acha que a mídia, de modo geral, está tentando tornar a figura do papa bento antipática , justamente aqui no brasil que é o maior pais catolico do mundo, como forma de enfraquecer ainda a figura da Igreja e sua doutrina?

(05:43:01) Leandro Beguoci: Sandro, na Itália a atuação política da igreja é incisiva. Quando João Paulo 2º visitou o Brasil, em 1997, havia uma forte discussão sobre o aborto. E ele se posiciou (bastante) contra o projeto

(05:43:07) Rafael: ademir, acho qeu de fato este papa tem menos presença midiática que joão paulo 2º. isso não necessariamente o prejudica, a meu ver. o papa segue sendo respeitado, independente de sua capacidade midiática.

(05:43:25) Leandro Beguoci: Marcelo, eu sou a favor da união civil entre duas pessoas do mesmo sexo

(05:43:56) pugliesi fala para Leandro Beguoci: Achei interessante o que disse ao Jairo Jr. Essa discordância não poderia ser sanada se as pessoas estivessem mais interessadas em conhecer as riquezas da fé e dos ensinamentos de Jesus Cristo?

(05:45:21) kyria concorda com Rafael: Você crê que o Brasil é ainda o maior país católico da do mundo ou um país repleto de católicos de estatística apenas?

(05:45:33) Leandro Beguoci: pugliesi, o problema é que todos acham que tem a melhor interpretação sobre os ensinamentos de Jesus Cristo. Vale lembrar que os Evangelhos não contém todos as mesmas passagens escritas todas do mesmo jeito.

(05:46:41) Rafael: kyria, o nelson rodrigues costumava dizer que o brasil ainda seria o maior país de ex-católicos do mundo. não sei se chegaremos a tanto, mas de fato há muito menos fervor e participação religiosa no país do que já houve no passado, mesmo entre os que ainda se dizem católicos.

(05:46:41) Raul Prado fala para Leandro Beguoci: a curto, a médio e a longo prazo, quais as pricipais conseqüências, vc acredita, trará a visita do papa ao Brasil?

(05:47:19) marcelo fala para Rafael: SERA Q NAO PODEMOS TEMER UMA REAÇAO NEGATIVA DA CLASSE GLS EM RELAÇAO A VINDA DO PAPA AO BRASIL JUSTAMENTE PELA POSIÇAO DELE PERANTE A ESTE ASSUNTO??O Q VCS ACHAM?

(05:48:19) Leandro Beguoci: Raul Prado, se me permite a citação não católica, um dia perguntaram a Mao Tse Tung, o líder da revolução chinesa, sobre o que ele achava da revolução francesa (que aconteceu em 1789). Mao, em meados do século 20, disse: ainda é muito cedo para avaliar. Não tenho idéia das conseqüências.

(05:48:25) Rafael: marcelo, não sei, cara. será que precisa ter uma "reação negativa"? talvez, quem não concorde com o papa possa simplesmente deixar ele falar o que pensa e seguir sua vida segundo sua própria consciência. afinal, ele não está obrigando ninguém a nada.

(05:49:25) pugliesi fala para Leandro Beguoci: Mas pelo que eu saiba, a Igreja vem mantendo os mesmos ensinamnetos há pelo dois mil anos. É tempo suficiente para que seja criado um corpo de doutrina e uma identidade cristã, vc não acha?

(05:49:37) pugliesi fala para Rafael: Você sente algo por este Papa? A sua figura o atrai pelas idéias ou por sua consciência cristã?

(05:50:14) Rafael: pugliesi, eu tenho respeito pelo papa. ele é um intelectual importante e uma liderança religiosa importante.

(05:50:38) Leandro Beguoci: pugliesi, não são exatamente os mesmos ensinamentos. Basta lembrar que não apenas uma Igreja Católica no mundo. Há a Igreja Católica de rito oriental, a siriana. Existe a tradição, o que não significa que o texto não esteja aberto, de alguma maneira a interpretações.

(05:52:03) franciscco fala para Leandro Beguoci: sobre a questão do decréscimo católico é preciso lembrar que igrejas sérias como os luteranos também vivem perda de fiéis e em contrapartida os grupos neopentescotais crescem assustadoramente, inclusive alguns países europeus, como a França entende alguns grupos neopentecostias, tipo IURD, como patologia social, o que levou alguns Estados Europeus a proibirem tais grupos em seus países. não seria pois esse crescimento, a lá vonté, neopentecostal mais uma indicação de que o Eatado brasileiro não se atém à saúde social?

(05:53:42) Leandro Beguoci: franciscco, eu não acho que o crescimento dos neopentecostais esteja ligada a uma falta de atenção social do Estado. As pessoas têm direito de escolher a religião que quiserem, e os neopentecostais tem crescido também entre as classes médias. O pentecostalismo não é algo de classe social.

(05:54:12) Brendon discorda de Rafael: mas problema é que desprezo e pregação contra determinado modo de vida é PIOR do que obrigação não acha?

(05:55:57) Raul Prado fala para Leandro Beguoci: nos últimos anos, vêm sendo publicados no mundo todo bastantes livros e filmes que passam uma versão diferente e não "enDeusada" da vida de Jesus. A igreja nunca se manifestou de forma clara a tudo isso, isso significa então que de alguma forma essas publicações possam ser verdadeiras, pelo menos em parte?

(05:56:57) Rafael: Olha, Brendon, não concordo. Não dá para proibir as pessoas --ou mesmo o papa-- de não gostarem desse ou daquele modo de vida. o que se deve exigir é que as pessoas não sofram preconceitos que as prejudiquem em suas vidas pelo modo como são ou por opções que fizeram. acho que, por exemlpo, se alguém tiver desprezo por mim pelo fato de eu ser carioca, azar dessa pessoa, sinto muito, não vou me importar. e o mundo contemporâneo sabe muito bem relativizar as pregações do papa.

(05:57:09) Leandro Beguoci: Raul Prado, não concordo. Lembra das reações da igreja em todo o mundo por causa do livro e do filme Código da Vinci?

(05:57:15) neandro pergunta para Rafael: Após a missa com o Papa em S. Paulo, Campo de Marte, haverá uma reuniáo em outro local o no mesmo com grupos de católicos?

(05:57:21) João Lima fala para Leandro Beguoci: Como você vê a escolha de D. Odilo p/ São Paulo, feita por Bento XVI?

(05:57:57) Rafael: neandro, o papa terá também um encontro com a juventude, no pacaembu, se não me engano no dia 10.

(05:58:21) Leandro Beguoci: João Lima, a escolha de d. Odilo para São Paulo é um sinal muito grande. O novo arcebispo é um dos bispos no Brasil mais afinados com Roma.

(05:58:52) Rafael: Caros, obrigado pela atenção e por terem participado desse bate-papo. Um abraço a todos.

(05:59:10) Leandro Beguoci: Prezados, muito obrigado pelas perguntas e por terem passado esta hora conosco. Espero ter ajudado. Um abraço a todos e todas

(05:59:29) Adriana/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Rafael Cariello e Leandro Beguoci e de todos os internautas. Até o próximo!

Especial
  • Leia as últimas reportagens de Rafael Cariello (Só assinantes)
  • Leia as últimas reportagens de Leandro Beguoci (Só assinantes)
  • Saiba mais sobre a viagem de Bento 16 ao Brasil
  • Confira como foram os bate-papos anteriores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página