Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2007 - 16h39

Veja o quarto que o papa Bento 16 ocupará em Aparecida

Publicidade

REGIANE SOARES
Enviada da Folha Online a Aparecida

A Arquidiocese de Aparecida apresentou hoje o quarto que o papa Bento 16 ocupará no Seminário Bom Jesus. O quarto, de 45 metros quadrados e o banheiro com mais 12 metros quadrados, conta com uma cama, armário, mesa para reunião e poltrona.

O papa Bento 16 chegará a São Paulo dia 9 de maio, e ficará hospedado no Mosteiro de São Bento.

Divulgação
Quarto que o papa Bento 16 ocupará no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP)
Quarto que o papa Bento 16 ocupará no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP)
De São Paulo, Bento 16 seguirá até o Santuário Nacional de Aparecida de helicóptero. Após uma saudação na basílica, irá de papa-móvel até o Seminário Bom Jesus, que foi totalmente reformado.

Segundo o arcebispo de Aparecida, d. Raymundo Damasceno, a primeira fase da reforma no seminário foi financiada pela iniciativa privada ao custo de R$ 3,5 milhões. A previsão total de gastos é de R$ 6 milhões.

Segundo d. Damasceno, a reforma já estava prevista para recuperar o seminário, construído em 1919. A vinda do papa acelerou os trabalhos. O prédio, que em 1980 recebeu o papa João Paulo 2, foi totalmente restaurado, principalmente a parte elétrica para a instalação de computadores e internet.

Também foi instalado um elevador para facilitar o acesso aos andares superiores. O prédio tem quatro andares, e o papa ficará hospedado no primeiro.

Segundo o arquiteto responsável pela reforma, Ricardo Julião, a suíte do papa é simples e confortável. Além da cama e de uma poltrona para leitura que já estão no local, ainda falta colocar uma cortina de veludo vermelho escuro e dois tapetes de materiais brasileiros.
Divulgação
Quarto, de 50 metros quadrados tem uma cama, armário, mesa para reunião e poltrona
Quarto, de 45 metros quadrados tem uma cama, armário, mesa para reunião e poltrona

"O prédio já era simples e bonito. Procuramos manter a arquitetura original. Não imitar. É uma boa arquitetura, simples, como uma roupa que se faz sob medida", contou o arquiteto, ao ressaltar que seu trabalho foi orientado pelo Vaticano. "Apesar da pompa do Vaticano, nos disseram que o papa leva uma vida simples", completou.

Apesar de o Vaticano não ter solicitado, o arquiteto instalou um aparelho de ar-condicionado no quarto do papa.

Um dos quartos anexos à suíte de Bento 16 foi transformado em capela para o papa rezar suas missas particulares. A capela tem 18 metros quadrados, e foi foi decorada pelo artista plástico Cláudio Pastro.

O altar é de aço inoxidável e tem 1,20 metro de altura por 0,70 centímetro de largura. Há uma pequena janela redonda no alto de uma das paredes, que foram pintadas de branco. Segundo Pastro, a capela será um local para a intimidade de oração do papa, por isso, terá apenas uma poltrona, um genuflexório e quatro ou cinco bancos.

Nem o quarto nem a capela do papa foram apresentados à imprensa. Segundo d. Damasceno, a decisão de não mostrar foi dele, como forma de preservar a privacidade de Bento 16.

A previsão da Arquidiocese de Aparecida é que o Seminário Bom Jesus volte a ser utilizado para realização de retiros, encontros ou seminários religiosos. A biblioteca do seminário também será aberta para os alunos da região.

Leia mais
  • Erramos: Veja o quarto que o papa Bento 16 ocupará em Aparecida
  • Para d. Odilo, papa interpreta visão da Igreja Católica sobre 2º casamento
  • Milagre de frei Galvão aumenta número de turistas em Guaratinguetá
  • Livro reúne histórias dos principais santos venerados no Brasil
  • Livro traz 40 histórias e preces sobre Nossa Senhora
  • Papa Bento 16 vai canonizar frei Galvão em missa em São Paulo

    Especial
  • Leia mais sobre a visita do papa ao Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página