Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2007 - 23h07

STF bloqueia bens de 50 envolvidos com máfia de jogos e apura vazamento

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou nesta quinta-feira o bloqueio de bens e contas bancárias de cerca de 50 pessoas --os 25 presos pela Operação Hurricane, seus familiares e sócios-- na investigação que apura o esquema de venda de sentenças para beneficiar a máfia de jogos. O pedido de bloqueio de bens foi feito pela Polícia Federal.

A PF considera já ter reunido elementos suficientes para pedir a prisão preventiva dos 25 presos. O STF determinou na terça-feira a prorrogação da prisão temporária deles por mais cinco dias.

Para a PF, há elementos que comprovam a ligação dos presos com uma organização criminosa especializada na compra de sentenças judiciais para favorecer a máfia de jogos.

Reportagem da Folha desta quinta-feira informa que a PF pretende ainda pedir um rastreamento de operações financeiras internacionais de pessoas ligadas à máfia.

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, também pode pedir a quebra do sigilo bancário dos investigados.

Numa outra frente, o ministro Cezar Peluso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a abertura de inquérito policial para investigar o vazamento de informações sigilosas do inquérito sobre a Operação Hurricane (furacão), da Polícia Federal, que investiga a máfia dos jogos. (Veja o vídeo da Polícia Federal na Operação Hurricane)

Polícia Federal
Dinheiro apreendido pela Polícia Federal na Operação Hurricane (furacão, em inglês)
Dinheiro apreendido pela Polícia Federal na Operação Hurricane (furacão, em inglês)
A imprensa teve acesso a documentos do inquérito, a fotos e ao vídeo gravado pela Polícia Federal durante a apreensão de dinheiro, jóias e documentos na casa dos suspeitos de participarem do esquema.

Peluso ressaltou que a divulgação dos dados é fato "dos mais graves e intoleráveis". O ministro também explicou que somente as partes envolvidas têm acesso a processos que estão em sigilo. Por isso, autorizou apenas os advogados que defendem os 25 presos a verem o inquérito, mas manteve o sigilo a terceiros.

Para o ministro, a divulgação de "tais inconfidências, além de serem incompatíveis com os cuidados necessários à condução frutífera das investigações, trazem ainda danos gravíssimos à vida privada dos envolvidos, e sobretudo de terceiros meramente referidos, com seqüelas pessoais gravosas e irremissíveis".

Depoimentos

A PF ouviu ontem à noite os cinco últimos depoimentos dos 25 presos na Operação Hurricane. Com isso, a PF concluiu a fase inicial de interrogatórios.

Segundo a PF, foram ouvidos ontem os presos Virgílio Medina, Marcos Bretas, Sérgio Luzio, José Luiz Rebelo, Jaime Garcia Dias.

A investigação se concentra agora com a análise dos documentos apreendidos. A PF avalia que precisará de pelo menos mais dez dias para concluir a análise das duas toneladas de documentos apreendidos com os acusados. Esse prazo considera que os 20 policiais envolvidos na investigação irão trabalhar todos os dias, das 9h às 21h.

A megaoperação da Polícia Federal atingiu magistrados, bicheiros, policiais, empresários, advogados e organizadores do Carnaval do Rio. Eles são acusados de praticar os crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, quadrilha e lavagem de dinheiro.

Entre os presos estão o ex-vice-presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 2ª Região, desembargador federal José Eduardo Carreira Alvim; o desembargador federal José Ricardo de Siqueira Regueira, também do TRF da 2ª Região; o juiz Ernesto da Luz Pinto Dória, do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região, e o procurador regional da República do Rio João Sérgio Leal Pereira.

Leia mais
  • Após operação da PF, Justiça veta funcionamento de bingos em SP
  • Ministro do STJ nega afastamento e diz que é normal pedido de informação
  • Acusados de ligação com máfia de jogos mantêm silêncio em depoimento
  • STF quer investigação sobre vazamento de dados sigilosos de inquérito
  • Veja vídeo da PF da apreensão do dinheiro em megaoperação

    Especial
  • Veja fotos da apreensão feita pela PF na Operação Hurricane
  • Leia mais sobre a Operação Hurricane
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página