Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/04/2007 - 13h44

Anísio possui um triplex com quarto blindado no Rio

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio

Dos contraventores presos, Aniz Abrahão David, 69, é o que tem vida social mais ativa. Comanda uma escola de samba, freqüenta lugares públicos e tem forte presença política.

Um de seus irmãos, Farid Abrão (usa outra grafia) David, está no segundo mandato consecutivo como prefeito de Nilópolis (RJ), que a família controla há quatro décadas. O primo Jorge David também foi prefeito e deputado estadual. E o primo Simão Sessim está na oitava legislatura de deputado federal.

Em Nilópolis, além de manter uma creche para 300 crianças, um educandário e cursos profissionalizantes, Anísio distribui cestas básicas mensalmente e brinquedos no Natal. Já chegou a dar 2.000 bicicletas numa só festa. Cerca de 70% dos componentes da Beija-Flor desfilam com fantasias pagas pela escola. Dos R$ 7 milhões que custou o Carnaval deste ano --cuja vitória pode ter sido manipulada, segundo afirmou o delegado Emanuel Henrique Oliveira, da PF--, Anísio bancou cerca de R$ 4 milhões.

Na escola, a palavra mais ouvida sobre Anísio é "pai". É abraçado na quadra e no barracão, anuncia aos funcionários quando está chegando o "capilé" (pagamento), sempre "no elástico" (em maços, não em cheque), e patrocina tratamentos de saúde. Joãosinho Trinta, carnavalesco que conquistou 5 dos 10 títulos da escola, teve a sua ajuda na recuperação dos dois derrames que sofreu.

Embora "popular", Anísio não descuida da segurança. Nas caminhadas de fim de semana de seu prédio, na altura do posto 3 da praia de Copacabana, até um quiosque no Leme, estava sempre acompanhado de um ou dois homens. Seu quarto tem porta e paredes blindadas.

Piscina com beija-flor

Sua cobertura tríplex com ampla vista para o mar pertenceu a Roberto Marinho (1904-2003), que a usava nas festas de Réveillon. Anísio comprou-a em 2004 e a inaugurou oficialmente no último dia do ano. No fundo da piscina, no segundo pavimento, foram pintados um beija-flor e uma flor. No terraço há um jardim japonês, com ponte e lago com peixes.

O edifício tem um apartamento em cada um dos 13 andares. A novelista Glória Perez mora no sexto. O primeiro, onde mora uma filha de Anísio, está em nome de Fabíola Oliveira, mulher do bicheiro há 18 anos --a união só foi oficializada há três numa grande festa. Eles se conheceram num concurso de beleza do qual ela participava. Tiveram dois filhos.

Os outros três de Anísio são de Eliana Müller David, assassinada em 1991, em Nilópolis, ao lado do namorado, Hercílio Cabral Ferreira. Anísio esteve entre os suspeitos, mas não foi indiciado. Uma carta deixada por Eliana apontava o ex-marido como envolvido no desaparecimento, em 1981, do pintor de paredes Misaque José Marques e do publicitário Luís Carlos Jatobá, suspeitos de terem assaltado a casa de Anísio em Niterói. O bicheiro foi indiciado, mas absolvido em 1983.

Um mês depois de Eliana, morreu Nélson Abrahão David, irmão de Anísio, com um tiro no ouvido. As investigações concluíram que foi suicídio.

Leia mais
  • Bicheiros trocam jogo "original" por bingo e caça-níqueis
  • PF apreende 40 kg de documentos em ação contra máfia de jogos
  • Polícia diz que bicheiros são os donos dos bingos do Rio
  • Após operação da PF, Justiça veta funcionamento de bingos em SP
  • STF bloqueia bens de 50 envolvidos com máfia de jogos e apura vazamento

    Especial
  • Veja fotos da apreensão feita pela PF na Operação Hurricane
  • Leia mais sobre a Operação Hurricane
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página